Devido à agressão militar à Ucrânia
O Confederação Olímpica do Desporto da Alemanha (DOSB) pediu esta segunda-feira a exclusão, por tempo indeterminado, da Rússia e da sua aliada Bielorrússia de todas as competições europeias devido à agressão militar à Ucrânia.
"Apelamos às organizações desportivas internacionais que retirem os atletas russos e bielorrussos das competições e suspendam os dirigentes desses países dos seus cargos", defendeu a DOSB.
O organismo entende que "as sanções internacionais são tanto mais eficazes quantos mais atores participarem nas mesmas", pelo que confia que esta é uma das formas de pressão que pode ajudar ao fim da invasão perpetrada pela Rússia, utilizando também o território da Bielorrússia para a sua estratégia.
"O objetivo de acabar com a guerra na Ucrânia o mais rápido possível justifica esse passo, embora haja atletas prejudicados que não são responsáveis pela guerra", acrescenta o comunicado.
A DOSB sustenta que o desporto também deve assumir responsabilidades numa catástrofe destas, pelo que criará um fundo para ajudar desportistas ucranianos.
Este organismo nasceu da fusão entre o Comité Olímpico da Alemanha e a Confederação de Desporto do país e nele têm representação também desportos fora do programa olímpico.
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e quase 500 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.
O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.
Equipa que conquistou o Europeu esteve no Parlamento
Tenista português perdeu com o norte-americano Learner Tien em dois sets
Francês tornou-se no primeiro jogador a somar 100 pontos e 15 blocos nos três primeiros jogos
A votação está em curso nas redes sociais da organização até 2 de novembro
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus