Duplantis e Femke Bol também entre os finalistas para atleta mundial do ano

Foram recentemente distinguidos como atletas europeus do ano

Duplantis após bater mais um recorde do mundo do salto com vara
Duplantis após bater mais um recorde do mundo do salto com vara • Foto: AP

A barreirista holandesa Femke Bol e o saltador com vara sueco Armand Duplantis, recentemente distinguidos como atletas europeus do ano, estão também na lista final para melhores do mundo em 2025, hoje anunciada pela World Athletics.

A lista, de 12 nomes, é amplamente dominada por campeões mundiais de Tóquio2025, com a única exceção a ser o maratonista queniano Sebastian Sawe, vencedor em Londres e Berlim.

Os 12 nomes distribuem-se por seis grupos, com dois em cada: provas de estrada, corridas em pista e concursos em pista, para atletas masculinos e femininos.

Nos concursos, Duplantis, em ano recheado de títulos e recordes mundiais, mais uma vez, é favorito indiscutível face ao jovem italiano Matteo Furlani, o campeão do salto em comprimento, na votação final agora iniciada e que se prolonga por mais uma semana. O sueco já foi por três vezes atleta do ano.

Da anterior lista de cinco nomes cai, entre outros, o português Pedro Pichardo, campeão mundial do triplo salto.

No setor feminino das provas técnicas, são finalistas a norte-americana Tara Davis-Woodhall (comprimento) e a australiana Nicola Olyslagers (altura).

Relativamente às corridas na pista, os últimos nomes a considerar para o setor feminino são os de Femke Bol e da norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone, as duas grandes dominadoras de 400 metros barreiras. A holandesa venceu nos Mundiais, enquanto a rival optou por correr este ano os 400 metros planos.

Entre os homens, a escolha final será entre o norte-americano Noah Lyles, triplo campeão dos 200 metros, e o queniano Emmanuel Wanyoni, o campeão dos 800 metros.

Na estrada, os dois homens que seguem para os votos finais são Sebastian Sawe e o campeão mundial em Tóquio, o tanzaniano Alphonce Simbu.

Para o setor feminino a lista foi reduzida para a maratonista queniana Peres Jepchirchir e a marchadora espanhola Maria Perez, dupla campeã no Japão, em 20km e 35km.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Modalidades
Notícias
Notícias Mais Vistas