Basquetebol, canoagem,. ténis e râguebi lançam comunicado conjunto
As federações de basquetebol, canoagem, ténis e râguebi fizeram um comunicado conjunto a desafiarem Fernando Gomes a candidatar-se às eleições do Comité Olímpico de Portugal, que terão lugar em março de 2025.
Neste momento, há quatro nomes que já assumiram a sua candidatura: os ex-secertários de Estado do Desporto, Alexandre Mestre e Laurentino Dias, o atual secretário-feral do COP, José Manuel Araújo, e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira.
Fernando Gomes está a cumprir o seu último e terceiro mandato como presidente da Federação Portuguesa de Futebol, devendo cessar funções em fevereiro de 2025.
Eis o comunicado conjunto das quatro federações:
Federações de Basquetebol, Canoagem, Rugby e Ténis
desafiam Fernando Gomes a ser candidato
ao Comité Olímpico de Portugal
As Federações Portuguesas de Basquetebol, Canoagem, Rugby e Ténis têm a honra de anunciar que lançaram hoje um repto formal a Fernando Gomes para que este se apresente como candidato à Presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP). Consideram que a sua candidatura representa uma oportunidade única de transformação e evolução para o movimento olímpico português e, por isso, desafiam todas as outras federações e entidades votantes a juntarem-se, desde já, a esta iniciativa para convencerem Fernando Gomes a avançar para as eleições de 19 de março de 2025.
Fernando Gomes é amplamente reconhecido pelo seu trabalho como Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), tendo liderado um período de inovação, superação e notáveis conquistas ao longo de três mandatos. Mas a sua ligação ao desporto vai muito além do futebol. Começou o seu percurso desportivo como jogador de basquetebol, representou a seleção nacional de juniores e exerceu cargos de liderança na modalidade, incluindo a presidência da Liga de Clubes de Basquetebol.
Trazendo uma combinação única de experiência, credibilidade e paixão pelo desporto, Fernando Gomes ajudará a reforçar os laços entre as modalidades desportivas e a promover a coesão e o crescimento do movimento olímpico em Portugal. Sob a sua gestão, o futebol nacional foi modernizado e alcançou níveis de prestígio sem precedentes a nível internacional. O reconhecimento e impacto do trabalho realizado elevou-o a posições de destaque na FIFA e na UEFA, onde tem defendido os valores do desporto com o compromisso e a paixão de sempre.
Compromisso com o legado e o futuro do Movimento Olímpico
É por todos estes motivos que as Federações de Basquetebol, Canoagem, Rugby e Ténis encaram a candidatura de Fernando Gomes como um passo decisivo para o fortalecimento e a modernização do Comité Olímpico de Portugal, por ser alguém agregador, num contexto de grande dispersão de candidatos, que reúne as qualidades necessárias para elevar o COP a novos patamares de excelência, garantindo a neutralidade e independência face ao poder político, ao mesmo tempo que imprimirá uma dinâmica renovada ao movimento olímpico, nacional e internacionalmente.
As quatro federações proponentes consideram ainda que a candidatura de Fernando Gomes valorizará profundamente o nobre legado de José Manuel Constantino, projetando o COP com uma visão estratégica de longo prazo em direção a uma nova era de conquistas e reconhecimento global.
Todos os números da competição na época 2025/26
Todas as divisões e conferências
Hugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo