Arranca hoje o programa que promete oferecer novas experiências aos viseenses e quem os visite
É já hoje que se realiza a Gala de Abertura de Viseu como Cidade Europeia do Desporto em 2024. Um tiro de partida com o qual Fernando Ruas, presidente da CM Viseu, quer "galvanizar o município e toda a região" para um ano com especial atenção à atividade física. Às 17h30, no Pavilhão Multiusos de Viseu, a gala contará "com cerca de mil participantes", algo que muito orgulha o edil.
"Somos uma comunidade intergeracional, desde as crianças mais pequenas aos séniores. Temos também uma série de modalidades disponíveis na região, que vão desde os desportos motorizados ou o tiro, até às artes marciais, por exemplo. São muitas", vincou a Record, ilustrando assim aquela que é, a seu ver, a grande vantagem do epípeto de Cidade Europeia do Desporto: "Eu entendo isto como uma espécie de sementeira para a região. Veremos mais adiante os frutos que surgem daqui, mas estou convencido de que no final do ano a sementeira dará resultados, com mais praticantes, com novas experiências, certamente que sim."
Até à altura do balanço, Fernando Ruas conta que as 13 personalidades da região escolhidas como embaixadores de Viseu Cidade Europeia do Desporto ajudem a "levar o nome e a sua ideia mais longe, como de resto fazem sempre". Entre eles estão os internacionais portugueses João Félix e António Silva, assim como o selecionador de futebol feminino, Francisco Neto.
Ficam os hábitos e as estruturas
Fernando Ruas mostrou-se "confiante" de que a iniciativa, "pela sua vivência ao longo de todo o ano", deixará sobretudo dois tipos de marcas: os hábitos e as estruturas. "Que as pessoas sintam que têm mais motivos para fazer atividade física, mais prática, que fiquem hábitos desportivos. E depois, que fiquem também algumas das nossas estruturas, que serão ou já foram requalificadas. Comecei a minha atividade camarária nos anos 90 do século passado e posso garantir que a realidade agora é bem diferente. Que os nossos cerca de 100 mil habitantes vinquem hábitos saudáveis ou melhor, ainda mais saudáveis, pois fomos distinguidos recentemente como município da longevidade, do envelhecimento ativo, o que muito nos alegra."
Ciclista dinamarquês 'roubou' 4 segundos ao corredor português antes da etapa decisiva
Piloto português da Prima Pramac foi penúltimo na primeira sessão de qualificação para o GP de San Marino
Atuais campeões mundiais derrotaram a equipa sensação da prova por 98-86
Ciclista da Visma aproveitou um sprint intermédio para deixar o corredor português da Emirates um pouco mais longe. Ainda assim, tudo em aberto para amanhã
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos