Fundação do Desporto certifica rede de 13 centros de alto rendimento

No mesmo sentido, são reforçadas as medidas para "a internacionalização da economia do desporto

Fundação do Desporto certifica rede de 13 centros de alto rendimento
Fundação do Desporto certifica rede de 13 centros de alto rendimento • Foto: bruno pires

A rede nacional de Centros de Alto Rendimento passa a integrar 13 infraestruturas sob a alçada da Fundação do Desporto, revelou esta segunda-feira a entidade, responsável ainda pela sua coordenação, rentabilização, promoção internacional e apresentação de propostas a fundos comunitários.

O diploma publicado em Diário da Republica, a 8 de outubro, define ainda as "orientações estratégicas de atuação, sinalizando a maior captação de meios financeiros e o trabalho em sinergia com vista à concretização de políticas públicas na área do desporto, numa lógica de parcerias colaborativas".

No mesmo sentido, são reforçadas as medidas para "a internacionalização da economia do desporto, potenciando a racionalização e rentabilização dos equipamentos e infraestruturas e a melhoria das condições de desenvolvimento desportivo".

Esta vertente, de acordo com o mesmo despacho, visa ainda a "projeção internacional do desporto nacional, quer a nível das valências físicas quer dos recursos humanos qualificados".

"Foi igualmente prevista a redefinição do modelo de gestão com vista à requalificação da Fundação do Desporto, devolvendo a confiança aos seus membros fundadores e captando novos membros curadores, atribuindo novas tarefas e missões concretas a esta estrutura, designadamente ao nível do apoio à gestão e administração dos centros de alto rendimento e a implementação de estratégias e instrumentos que conduzam à diversificação das fontes de financiamento ao desporto", refere o diploma.

A ausência do Centro de Alto Rendimento de Lamego, por cancelamento do projeto, e a inclusão dos centros de Vila Real de Santo António e da Maia, por revelarem condições para integrar a lista, são as principais notas de entre os 13 eleitos.

Rede nacional de centros de alto rendimento:

- Centro de alto rendimento de Anadia (Sangalhos) - velódromo nacional: ciclismo, judo, ginástica, trampolins e desportos acrobáticos, esgrima e pentatlo moderno.

- Centro de alto rendimento de Aveiro: surf, bodyboard, longboard (potencial para integrar jetski e motas de água, canoagem, remo e vela - kitesurf)

- Centro de alto rendimento das Caldas da Rainha: badminton.

- Centro de alto rendimento da Golegã: desportos equestres.

- Centro de alto rendimento da Maia: atletismo, ginástica e ténis.

- Centro de alto rendimento de Montemor-o-Velho - centro náutico: canoagem, natação (águas abertas), remo e triatlo.

- Centro de alto rendimento de Nazaré: surf, bodyboard, longboard (potencial para integrar jetski e motas de água, canoagem, remo, vela e kitesurf).

- Centro de alto rendimento de Peniche: surf, bodyboard, longboard (potencial para integrar jetski e motas de água, canoagem, remo, vela e kitesurf).

- Centro de alto rendimento de Rio Maior: natação.

- Centro de alto rendimento de Viana do Castelo: surf, bodyboard e longboard.

- Centro de alto rendimento de Vila Nova de Foz Côa (Pocinho): remo, canoagem, motas de água, jetski e motonáutica.

- Centro de alto rendimento de Vila Nova de Gaia: taekwondo e ténis de mesa.

- Centro de alto rendimento de Vila Real de Santo António: atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Modalidades Notícias
Notícias Mais Vistas