Governo quer desporto como "espaço de inclusão e respeito" na sociedade

Pedro Dias lançou o mote durante a cerimónia de entrega do Cartão Branco

Pedro Dias e Marcelo Rebelo de Sousa
Pedro Dias e Marcelo Rebelo de Sousa • Foto: LUSA_EPA

O desporto deve servir para promover os valores da ética e do respeito na sociedade, considerou hoje o secretário de Estado da tutela, Pedro Dias, durante a cerimónia de entrega do Cartão Branco 2024/25, em Lisboa.

"Esta ferramenta é uma bandeira da ética, e o desporto tem de ser um espaço de inclusão, respeito, superação e cidadania", lançou o governante no discurso de abertura do evento, que decorreu no auditório do Centro de Juventude de Lisboa.

O Cartão Branco é um dos projetos que integram o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), com Pedro Dias a realçar que é uma das mais nobres iniciativas em curso para promover uma prática desportiva saudável, enraizando os princípios do 'fair play' [jogo limpo] na população.

"É um símbolo de reconhecimento da ética, do respeito e do jogo limpo no desporto. É este o caminho que queremos seguir e, juntos, poderemos fazer um desporto melhor", vincou o secretário de Estado do Desporto, que se ausentou depois da sua intervenção devido a outros compromissos.

Também presente na cerimónia esteve o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Luciano Gonçalves, que pediu a valorização deste tipo de instrumentos que criam um ambiente saudável no desporto.

"Vamos sempre buscar as coisas negativas, e desvalorizamos as positivas. Valorizemos cada vez menos o que nada traz de benéfico. Não contribuímos para ambientes tóxicos no desporto em Portugal", referiu o responsável pela arbitragem, sem prestar declarações aos jornalistas, apesar da polémica com a alegada pressão do FC Porto sobre o árbitro Fábio Veríssimo, no jogo do passado domingo, com o Sporting de Braga.

Por seu turno, José Carlos Lima, coordenador do PNED apelou à internacionalização do Cartão Branco, e apresentou os números do projeto que celebra 10 anos de vida em 2026.

"Atualmente temos 93 entidades aderentes e 34 modalidades representadas. Na última época (2024/25), foram apresentados 1.362 cartões brancos, e, desde o lançamento, contamos com um total de 8.433", revelou.

Durante o evento, no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), foram revelados os vencedores dos prémios da temporada passada, com a federações de ténis e voleibol a vencerem na categoria 'entidades', a RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) a categoria 'revelação', e José Costa (patinagem artística) a categoria 'árbitros e juízes'.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Modalidades
Notícias
Notícias Mais Vistas