HC Porto é o representante luso nesta nova competição
O hóquei no gelo começa aos poucos a entrar em Portugal e esta manhã deu mais um passo para a sua afirmação. Na Sala Samaranch do Conselho Superior de Desportos, em Madrid, foi apresentada a Liga Ibérica de hóquei no gelo que vai contar com o HC Porto, o representante português.
A competição arranca a 21 e 22 de Setembro, vai ter 21 jornadas em formato de liga e conta com sete equipas. Para além da já referida representante lusa, há ainda o Kosner CH Huarte (Navarra), CH Jaca (Aragão), SH Majadahonda (C. Madrid), Milenio Panthers (La Rioja), CG Puigcerdà (Catalunha) e CHH Txuri Urdin (País Basco). A última jornada está prevista para 15 e 16 de fevereiro.
"Estamos a fazer história. É um passo gigante para o desenvolvimento do hóquei no gelo na Península Ibérica", disse Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de inverno de Portugal. "A realização de uma liga de dois ou mais países é sem dúvida o caminho a seguir. Esta liga surge no seguimento do aumento do interesse do hóquei no gelo. O HC Porto é o representante de Portugal e já deu provas do seu valor no passado."
A criação desta competição surge na sequência do estreitamento de relações entre a Federação de Desportos de inverno de Portugal e a Real Federação Espanhola de Desportos no Gelo. No futuro, o objetivo passa por incluir a Andorra no campeonato, assim como criar a Supertaça Ibérica de hóquei no gelo.
Farromba, o craque português
Natural da Covilhã, João Farromba, de 19 anos, decidiu há três anos experimentar o hóquei no gelo na Ace Arena, localizada na sua cidade. Gostou da modalidade pela sua vertente mais física, evoluiu e joga agora no HC Porto, equipa fundada no ano passado, mas que conta apenas com dois jogadores portugueses.
"É mais importante a criação desta Liga Ibérica para nós, para os portugueses, do que propriamente para os espanhóis porque eles já têm uma estrutura de hóquei no gelo", explicou ao nosso jornal o hoquista, presente na apresentação. "Isto vai ser muito importante porque vai desenvolver o desporto, vai chamar mais pessoas", explica o estudante de Gestão ao nosso jornal.
Em Madrid à espera da Trofa
Não há um rinque de hóquei no gelo em Portugal. Na Covilhã, há uma pista de dimensões reduzidas que não permite reproduzir a intensidade real que é o hóquei no gelo. Ali fazem-se jogos de 3x3 em vez do habitual 6x6.
Numa primeira fase, o HC Porto vai treinar e jogar aos fins de semana em Madrid, isto enquanto espera pela construção de um rinque que está previsto nascer na Trofa.
Selecionador nacional após a conquista do Europeu de hóquei em patins
Selecionador francês deixa críticas ao estilo de jogo da Seleção
Avançado de 33 anos continurá a carreira no FC Porto
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United