Hóquei no gelo com sotaque português: Madrid recebeu a apresentação da Liga Ibérica

HC Porto é o representante luso nesta nova competição

O hóquei no gelo começa aos poucos a entrar em Portugal e esta manhã deu mais um passo para a sua afirmação. Na Sala Samaranch do Conselho Superior de Desportos, em Madrid, foi apresentada a Liga Ibérica de hóquei no gelo que vai contar com o HC Porto, o representante português.

A competição arranca a 21 e 22 de Setembro, vai ter 21 jornadas em formato de liga e conta com sete equipas. Para além da já referida representante lusa, há ainda o Kosner CH Huarte (Navarra), CH Jaca (Aragão), SH Majadahonda (C. Madrid), Milenio Panthers (La Rioja), CG Puigcerdà (Catalunha) e CHH Txuri Urdin (País Basco). A última jornada está prevista para 15 e 16 de fevereiro.

"Estamos a fazer história. É um passo gigante para o desenvolvimento do hóquei no gelo na Península Ibérica", disse Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de inverno de Portugal. "A realização de uma liga de dois ou mais países é sem dúvida o caminho a seguir. Esta liga surge no seguimento do aumento do interesse do hóquei no gelo. O HC Porto é o representante de Portugal e já deu provas do seu valor no passado."

A criação desta competição surge na sequência do estreitamento de relações entre a Federação de Desportos de inverno de Portugal e a Real Federação Espanhola de Desportos no Gelo. No futuro, o objetivo passa por incluir a Andorra no campeonato, assim como criar a Supertaça Ibérica de hóquei no gelo.

Farromba, o craque português

Natural da Covilhã, João Farromba, de 19 anos, decidiu há três anos experimentar o hóquei no gelo na Ace Arena, localizada na sua cidade. Gostou da modalidade pela sua vertente mais física, evoluiu e joga agora no HC Porto, equipa fundada no ano passado, mas que conta apenas com dois jogadores portugueses.

"É mais importante a criação desta Liga Ibérica para nós, para os portugueses, do que propriamente para os espanhóis porque eles já têm uma estrutura de hóquei no gelo", explicou ao nosso jornal o hoquista, presente na apresentação. "Isto vai ser muito importante porque vai desenvolver o desporto, vai chamar mais pessoas", explica o estudante de Gestão ao nosso jornal.

Em Madrid à espera da Trofa

Não há um rinque de hóquei no gelo em Portugal. Na Covilhã, há uma pista de dimensões reduzidas que não permite reproduzir a intensidade real que é o hóquei no gelo. Ali fazem-se jogos de 3x3 em vez do habitual 6x6.

Numa primeira fase, o HC Porto vai treinar e jogar aos fins de semana em Madrid, isto enquanto espera pela construção de um rinque que está previsto nascer na Trofa.

Por Rafael Godinho
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Modalidades Notícias
Notícias Mais Vistas