Para Pedro Walgode, esta conquista significa "o reconhecimento de todo o trabalho investido" ao longo dos anos, vincando que "chegar ao título mundial, numa época como esta, com cinco ouros, foi a cereja no topo do bolo".
A dupla portuguesa Ana Walgode e Pedro Walgode sagrou-se este domingo campeã mundial de patinagem artística, em pares dança, nos World Skate Games 2022, em Buenos Aires, Argentina, conquistando a terceira medalha para Portugal na competição.
O par, que tinha alcançado a primeira posição na prova de 'style dance', voltou a conquistar o lugar cimeiro, com a prova de 'freedance', vencendo o título mundial. "Merecemos muito e esta época conseguimos ser campeões dos Jogos Mundiais, campeões da Europa, campeões nacionais e campeões do mundo", salientou Ana Walgode, em declarações reproduzidas pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP).
Para Pedro Walgode, esta conquista significa "o reconhecimento de todo o trabalho investido" ao longo dos anos, vincando que "chegar ao título mundial, numa época como esta, com cinco ouros, foi a cereja no topo do bolo".
Por seu turno, o diretor técnico da patinagem artística, Filipe Sereno, considerou que o balanço da especialidade de dança na prova que decorre na capital argentina "é extremamente positivo", realçando que "com o decorrer da competição, os atletas portugueses conseguiram alcançar resultados de excelência".
O técnico sublinhou que "esta medalha de ouro é um resultado histórico", já que é a primeira vez que Portugal consegue um primeiro lugar num campeonato do mundo em pares de dança seniores e vai ser certamente "um incentivo e um estímulo para os atletas portugueses no futuro".
José Raimundo, vice-presidente da FPP para a patinagem artística, destacou este "momento marcante para Portugal", com a conquista d e um título mundial no escalão máximo da modalidade, e felicitou o trabalho que foi desenvolvido até aqui, quer pelo par, quer pelos selecionadores e estrutura técnica e médica.
O presidente da FPP, Luís Sénica, esteve presente em Buenos Aires, a assistir à competição, e "fez questão de felicitar os atletas portugueses pala conquista do título", informou a FPP.
Esta é a terceira medalha para Portugal nos WSG22, na especialidade de dança: Andreia Oliveira e Diogo Costa venceram a medalha de bronze em pares de dança, no escalão de juniores, e Diogo Costa sagrou-se vice-campeão do mundo, em 'solo dance', também no escalão de juniores.
A competição continua em Buenos Aires, no dia 1, na especialidade de livres.
Extremo-poste de 36 anos é o capitão dos tricampeões nacionais
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Teresa Bonvalot e Afonso Antunes foram eliminados
Português cede diante do dinamarquês Elmer Moller
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma