Judoca Célio Dias confessa: «Não sei quem sou»

Atleta assume estar ainda sob o efeito de depressão

• Foto: Alexandre Azevedo

Célio Dias foi um dos convidados da mesa redonda que se seguiu à apresentação do documentário  "72 Horas Antes" sobre os dias que antecederam a participação da triatleta Vanessa Fernandes nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008, onde conquistou a medalha de prata.

O judoca, de 28 anos, voltou a referir-se aos problemas mentais que o têm afetado nos últimos anos, sobretudo depois dos Jogos Olímpicos do Rio'2016.

"A história da Vanessa é tão tocante", começou por dizer o atleta, para depois concordar com a ex-olímpica, quando ambos dizem que assumiram muitas vezes "uma personagem" enquanto atletas de alta competição. E mesmo agora, Célio Dias diz que continua a encarnar um ser que não é ele. "Hoje, aqui, sou uma personagem. Não sei quem sou", confessou com a voz um pouco embargada, perante uma plateia que o ouvia atentamente.

O judoca explica, depois, o sufoco que viveu durante os Jogos Olímpicos do Rio'2016. "Estava isolado, e muitos já sabiam que não estava bem. Não queria estar na Aldeia Olímpica nem dar entrevistas, mas disseram-me que tinha de ficar na Aldeia Olímpico e falar aos jornalistas".

O judoca admite ainda que "não foi fácil pedir ajuda" e confessa que não quer que olhem para ele de maneira diferente. "Não sou um coitado", garante.

E deixa um conselho a quem quer seguir a carreira de desportista.

"Ser atleta de alta competição? Desculpem mas não é incrivel, não é mesmo".

Em fevereiro de 2018, Célio Dias confessou, em entrevista a Record, que tentou o suícido duas vezes, assumindo ainda a sua homossexualidade.

Por Ana Paula Marques
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Modalidades
Notícias
Notícias Mais Vistas