Ao vencer na final os rivais citadinos do Lisboa Navigators, por 28-27
Os Lisboa Devils conquistaram este domingo o quarto título português de futebol americano, uma modalidade que tem vindo a crescer no país, ao vencer na final os rivais citadinos do Lisboa Navigators, por 28-27.
Cerca de mil pessoas assistiram ao Super Bowl português no Estádio Francisco Lázaro, em Lisboa, que é mesmo a casa habitual dos Lisboa Devils, numa tarde de muito calor que proporcionou um duelo muito equilibrado e disputado.
As entradas gratuitas e a roulote colada a uma das bancadas do recinto foram alguns chamamentos apelativos para a presença do público afeto aos dois clubes, que, apesar de serem os que têm mais conquistas no palmarés, viam o título fugir há várias épocas.
Os Lisboa Navigators venceram, de maneira consecutiva, as seis edições inaugurais da Liga Portuguesa de Futebol Americano (2010 a 2015) e, desde aí, não mais tinham voltado a disputar sequer uma final, enquanto os Lisboa Devils haviam triunfado em 2016, 2017 e 2019.
Numa época iniciada em fevereiro e que contou com a participação de sete formações, os Lisboa Devils vingaram as duas derradeiras edições, nas quais perdeu na final com os até agora bicampeões nacionais Cascais Crusaders, e beneficiaram desse fator casa.
O confronto até se iniciou favorável para os Navigators, que estiveram a vencer por 20-7, mas os Devils foram capazes de dar a volta ainda durante a primeira parte, alcançando o intervalo a triunfar por 21-20. Após o reatamento, a turma das Laranjeiras recuperou a dianteira (21-27), mas a equipa da casa teve a palavra final e levou a melhor no jogo.
Assim que acabou o desafio, a festa que já se verificava nas bancadas dos adeptos dos Lisboa Devils prolongou-se até ao relvado, invadido por familiares e amigos de atletas e outros elementos do clube, até à entrega das medalhas e do troféu do campeonato.
A celebração dos Lisboa Devils prometeu seguir noite dentro no bairro de Benfica, nem que seja pelo arraial que se realiza a poucos metros de distância do recinto desportivo.
Pela primeira vez, a final do campeonato português contou com transmissão televisiva, o que, aliado às bancadas bem compostas, já confere uma mediatização mais elevada à modalidade, que é um dos desportos mais populares nos Estados Unidos.
Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro
Vitória por 5-3 diante da Itália em Lordelo
Já a Lituânia de Jonas Valanciunas (Nuggets) enfrenta a Grécia de Giannis Antetokounmpo (Bucks) numa final antecipada
Dinamarquês tem 48 segundos de vantagem sobre o português
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense