Pedro Duarte explica medidas apresentadas pelo governo
O ministro Pedro Duarte esclareceu esta terça-feira que os 65 milhões de euros que o Governo vai investir no desporto são independentes dos contratos-programa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Los Angeles2028.
"O projeto olímpico para Los Angeles, portanto para os próximos Jogos Olímpicos, apenas se inicia em 2026. Será nessa altura que haverá um projeto específico, como aqueles que têm sempre acontecido. Nós, em 2025, ainda estamos a culminar o projeto olímpico de Paris", notou o ministro dos Assuntos Parlamentares, responsável pela tutela do Desporto.
Relacionadas
Pedro Duarte reiterou que o contrato-programa apresentado hoje para o período 2024-2028, na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, e que prevê a canalização de 65 milhões de euros para o desporto, é "completamente independente" daqueles que vão ser delineados para Los Angeles2028.
"É importante que se perceba que estes 65 milhões têm muitas verbas ali alocadas que vão ter impacto no próprio projeto olímpico", acrescentou, salientando as bolsas de apoio para esperanças olímpicas inscritas no acordo hoje firmado entre o Instituto Português da Juventude e Desporto e os Comités olímpico e paralímpico portugueses, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
No ciclo olímpico de Paris'2024, o valor global de apoio do Governo, então liderado por António Costa, foi de 31,2 milhões de euros, sendo 22 milhões referentes ao contrato-programa do Comité Olímpico e 9,2 milhões para o Comité Paralímpico, para o período de 2022-2025.
Tenista sérvio desvenda o plano que tem em mente
Base de 24 anos chamada pela primeira vez, para os compromissos frente à Sérvia e Islândia no arranque da qualificação para o EuroBasket'27
Empreitada terá financiamento da União Europeia
Italiano derrotou o canadiano em apenas dois sets
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Avançado do Fulham fez vídeo enigmático nas redes sociais. Mais tarde, disse ter feito apenas "um olhar"
Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos