NHL: Avalanche «roubam» Stanley Cup aos Devils

NHL: Avalanche «roubam» Stanley Cup aos Devils
NHL: Avalanche «roubam» Stanley Cup aos Devils • Foto: Associated Press

Os Colorado Avalanche são os novos campeões da National Hockey League (NHL) depois de terem recebido e batido, sábado à noite (madrugada de domingo em Portugal) os detentores do título até então, os New Jersey Devils, por 3-1, no sétimo e decisivo jogo da final Stanley Cup.

O “matador” Alex Tanguay marcou dois dos golos da equipa de Denver, o capitão Joe Sakic marcou outro e fez uma assistência, mas o verdadeiro herói do jogo foi Patrick Roy, que com mais uma sensacional exibição cimentou o seu rótulo de um dos melhores guarda-redes da história da NHL.

De resto, Roy foi mesmo considerado, pela Imprensa, o MVP (jogador mais valioso) dos “playoffs”, tendo recebido o troféu Conn Smythe. Só nos últimos dois jogos defendeu 49 dos 50 remates efectuados pelos Devils. Fantástico.

O guardião torna-se, assim, o primeiro a vencer o troféu por três vezes e o primeiro a fazê-lo em duas equipas diferentes – ganhou-o ao serviço dos Montreal Canadians por duas vezes, a última há oito anos.

“Em 1996 o Joe Sakic venceu e eu fiquei em segundo. Este ano foi a minha vez e provavelmente o Sakic vai ser o segundo. Há 20 rapazes na nossa equipa que poderiam vencer o troféu”, afirmou Roy no final da partida.

“É um troféu merecido. Jogo a jogo, o Patrick Roy foi-nos mostrando que o título estava ao nosso alcance. Foi-nos dando confiança”, explicou o treinador dos Avalanche, Bob Hartley.

“Estou satisfeito pela conquista do Roy. Foi por causa dele que ganhámos os últimos dois jogos”, elogiou o capitão Joe Sakic.

O guarda-redes agradeceu, mas preferiu pensar num colega de equipa. "Agora só penso no Ray. Estou feliz por ele”, disse Patrick Roy, referindo-se ao facto de este ter sido o primeiro título da carreira de Ray Bourque, um jogador de 40 anos que vai entrar para o Hall of Fame e a quem o capitão Sakic entregou a Stanley Cup assim que a recebeu.

Bourque já havia vencido o Norris Trophy, atribuído ao melhor defesa da NHL, por cinco vezes, mas nos seus 22 anos de carreira nunca tinha tocado na Stanley Cup. Sábado à noite, assim que a teve nas mãos, não conseguiu evitar as lágrimas e “derreteu” a taça com dezenas de beijos. A emoção estendeu-se ao público, que preencheu os mais de 18 mil lugares do pavilhão.

Os Avalanche, que não venciam a Stanley Cup desde 1996, tornaram-se a primeira equipa depois do Montreal Canadiens, em 1971, a conquistar o título tendo estado a perder a série por 2-3.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Modalidades
Notícias
Notícias Mais Vistas