Comité Olímpico apresenta Missão com 53 atletas de 10 modalidades
Com ambição e entusiasmo, Portugal apresenta 53 atletas em 10 modalidades, na 12.ª edição dos Jogos Mundiais, entre 7 e 17 de agosto, em Chendgu, China.
A Missão, organizada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), foi apresentada esta terça-feira, na sede do organismo, antecipando a partida dos primeiros atletas, agendada para sábado.
A atleta Rosa Mota e a judoca Catarina Rodrigues, membros da comissão executiva do COP, acompanharão a Equipa Portugal na China, tendo a dupla entregue a Bandeira de Portugal à representação nacional.
Filipe Jesus, do departamento de missões e preparação olímpica do COP, volta a ser o chefe de Missão da Equipa Portugal, depois de também o ter sido na anterior edição dos Jogos Mundiais, em Birmingham'2022, nos Estados Unidos, e na sua intervenção dirigiu-se diretamente aos atletas: “Estão aqui por mérito. Muitos conciliam o treino e a competição com carreiras académicas ou profissionais, com disciplina, sacrifício e uma capacidade de organização notável."
Para acrescentar: “Chegar aqui já é por si, um sinal de excelência. Mas agora é tempo de dar um passo mais: competir ao mais alto nível, representar Portugal com responsabilidade, com ética e com coragem. Os vossos resultados individuais são importantes — mas o que mais perdura é a forma como representam esta equipa e o nosso País.”
O chefe da Missão fez igualmente uma afirmação de confiança à delegação nacional: “Estamos preparados. A missão está estruturada. Os objetivos estão definidos. Agora é tempo de entrar em competição, de honrar o esforço feito até aqui e de aproveitar ao máximo a experiência que esta participação representa.”
Filipe Jesus deixou vincada, a finalizar, uma mensagem de rigor. “Termino com um apelo àquilo que nos une: Amizade, Respeito, Excelência, três valores que orientam a ação do Comité Olímpico de Portugal — e que a partir de hoje, orientam cada um de vós ao longo desta missão.”
Os porta-estandartes
Beatriz Carneiro, medalhada em Birmingham'2022 na ginástica acrobática, e José Ramalho, também com uma subida ao pódio em canoagem na última edição dos Jogos Mundiais, foram os atletas escolhidos por Filipe Jesus para desfilarem com o estandarte de Portugal na Cerimónia de Abertura do dia 7 de agosto.
O secretário-geral da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), Miguel Nascimento, apelou para que os atletas dêem o melhor de si mesmos em Chengdu, depois de um trajeto já de si assinalável: “Estarem aqui já é uma vitória. Chegaram até este patamar pelo vosso mérito, pela vossa dedicação e pelo vosso talento. Por isso, já estão de parabéns”, referiu Miguel Nascimento.
O presidente do COP, Fernando Gomes, lembrou “o orgulho” que foi a recente participação da Equipa Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia, em Skopje (Macedónia), com a conquista de cinco medalhas e 19 diplomas, em paralelo com o êxito de Portugal nos Jogos Mundiais Universitários, no Mundial de canoagem júnior e sub-23, e no Europeu de atletismo sub-23.
Em relação à presença da Equipa Portugal nos Jogos Mundiais, Fernando Gomes espera uma “representação com dedicação, com respeito, com competitividade, que possa elevar aquilo que é o nome de Portugal."
Zhao Bentang, embaixador da China em Portugal, desejou “votos de sucesso” aos atletas portugueses e agradeceu o “interesse e apoio que permita o aprofundamento da cooperação e intercâmbio desportivos entre a China e Portugal.”
Zhao Bentang sublinhou a importância que a participação de Portugal nos Jogos Mundiais pode ter no aprofundamento das relações entre os dois países. “Espero que a China e Portugal continuem a caminhar lado a lado, ampliando ainda mais os intercâmbios humanos e culturais, e levando assim a nossa relação a um novo patamar. Por fim, desejo sinceramente que todos os atletas possam demonstrar o seu nível competitivo e fortalecer a amizade nos Jogos Mundiais, alcançando excelentes resultados.”
Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, relembrou que há três anos, em Birmingham, a Equipa Portugal conquistou os seus melhores resultados nos Jogos Mundiais, conseguindo cinco medalhas. Para Chengdu, as expectativas são altas. “Temos a certeza que cada atleta, cada treinador, cada elemento do ‘staff’ leva consigo muito mais do que uma camisola, leva esperança e a honra de representar um País.”
Programa desportivo
Os Jogos Mundiais são um evento multidesportivo organizado pela International World Games Association, que engloba várias das modalidades não-olímpicas reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional. O programa desportivo dos Jogos Mundiais Chengdu'2025, na China, contará com as seguintes modalidades: andebol de praia, beisebol/softbol, bilhar, canoagem (barcos dragão, maratona e polo), corfebol (pavilhão e praia), corrida de drones, danças desportivas (breaking, latinas e standard), desportos subaquáticos (natação com barbatanas, mergulho livre em apneia), disco, duatlo, escalada desportiva, fistebol, flag football, floorball, ginástica (acrobática, aeróbica, parkour e trampolins), jogos de bolas (lyonnaise e petanca), ju-jitsu, karaté (kata e kumite), kickboxing, lacrosse, life saving, muaythai, orientação, patinagem (freestyle patins em linha, hóquei em patins em linha e velocidade), powerboating, powerlifting, râguebi em cadeira de rodas, raquetebol, sambo, squash, tiro com arco, tração à corda, wakeboard e wushu.
Portugal participa na competição desde 1981, em Santa Monica, nos Estados Unidos, e desde então conquistou 28 medalhas: seis de ouro, nove de prata e 13 de bronze.
Em Chengdu irão competir pela Equipa Portugal:
Andebol de Praia
Torneio masculino - Ricardo Castro, Miguel Ribeiro, Rui Rodrigues, José Rebelo, Francisco Santos, Diogo Ferreira, Simão Santos, José Silva, Tiago Costa, Rodrigo Gomes
Torneio feminino - Diana Roque, Catarina Oliveira, Catarina Teixeira, Helena Corro, Maria Santos, Sofia Gonçalves, Leonor Gonçalves, Carolina Paulo, Sara Pinho, Daniela Mendes
Canoagem – Maratona
K1 masculino, distância longa – José Ramalho
K1 feminino, distância longa – Maria Rei
K1 masculino, distância curta – José Ramalho
K1 feminino, distância curta – Maria Rei
Corfebol – Indoor
Torneio de equipas mistas – Beatriz Pereira, Beatriz Rosa, Catarina Frade, Catarina Correia, Celise Ribeiro, Inês Santos, Luise Ruivo, Afonso Lourenço, Hugo Fernandes, Jean Silva, Júlio Ruivo, Tiago Luz, Tiago Ferro, Tomás Lourenço
Dança
Breaking – Vanessa Marina
Ginástica – Acrobática
Par Feminino – Beatriz Carneiro e Inês Faria
Par Masculino – Miguel Lopes e Gonçalo Parreira
Par Misto – Lara Fernandes e Guilherme Henriques
Ginástica – Trampolins
Duplo-mini masculino – Diogo Cabral
Duplo-mini feminino – Diana Gago
Sincronizado masculino – Gabriel Albuquerque e Lucas Santos
Tumbling masculino – Vasco Peso
Ju-Jitsu
Jiu-Jitsu (Ne-Waza) - 85kg masculino e Open – Pedro Ramalho
Patinagem de Velocidade
Estrada | Eliminação 15 000 – Miguel Bravo
Estrada | Pontos 10 000 – Miguel Bravo
Estrada | One lap – António Freitas
Estrada | Sprint 100m – António Freitas
Pista | Dual Time Trial 200m – António Freitas
Pista | Sprint 500m D+ – António Freitas
Pista | Eliminação 10 000m – Miguel Bravo
Pista | Pontos 5 000m – Miguel Bravo
Pista | Sprint 1 000m – Miguel Bravo, António Freitas
Triatlo
Duatlo | Prova individual masculina – Hugo Figueiredo
Wushu
Taolu (Nanquan - Nandao combinado feminino) – Sílvia Bencini Cru
Águias entraram muito bem no jogo e até estiveram a vencer por 2-0, mas permitiram resposta do Esneca Fraga
Seguem-se as francesas no Nantes Loire Atlantique. A primeira mão joga-se em Portugal, a 14 de fevereiro
Nadador do Benfica fixou a nova marca nos 50 metros livres em 21,15 segundos; nadadora do Sp. Braga baixou pela primeira vez da fasquia dos 30 segundos, com 29,98 nos 50 bruços
Internacional português tem estado em evidência esta temporada, tendo sido sempre titular
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam