A assinatura do acordo teve lugar em Vilamoura, onde se realiza esta semana o Congresso Semi Anual da IIHF
A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) e a Real Federação Espanhola de Hóquei no Gelo assinaram no sábado um acordo de colaboração tendo em vista a organização de uma Liga Ibérica de hóquei no gelo.
"As mais altas instituições federativas de Espanha e Portugal da modalidade, com o apoio da Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF), assinaram ontem (sábado) um acordo que se inicia com a participação do Clube Português H.C. Porto na Liga Nacional Espanhola de Hóquei no Gelo (LNHH)", pode ler-se em comunicado divulgado hoje.
Segundo a nota, a assinatura do acordo teve lugar em Vilamoura, onde se realiza esta semana o Congresso Semi Anual da IIHF, e contou com o apoio do seu presidente Luc Tardif, tendo as duas federações manifestado, no papel, a intenção de desenvolver uma colaboração ativa para a promoção e desenvolvimento do hóquei no gelo em Espanha e Portugal.
"A primeira etapa deste acordo já está em curso e envolve a inclusão do Clube Português H.C. Porto na competição oficial da RFEDH: a Liga Nacional de Hóquei no Gelo (LNHH)", refere o comunicado, acrescentando que a equipa portuguesa, já disputou os seus primeiros jogos nesta competição, que conta com um total de oito equipas participantes.
O acordo visa ainda permitir a ambas as federações consolidar as suas competições e equipas, criando a curto prazo uma Liga Ibérica de hóquei no gelo, com diferentes clubes de Espanha e Portugal, com Andorra como um possível terceiro país para completar o quadro.
"Este acordo com a FDI-Portugal é um grande passo para o futuro de todos os desportos no gelo que temos em comum. É importante ter o apoio da IIHF para a possível criação desta liga transfronteiriça entre Espanha e Portugal e, esperamos, no futuro, também Andorra. Queremos aumentar a competitividade da nossa liga e que, no futuro, outros países possam enviar equipas para a nossa competição. Tudo isto se resume em poder dar mais atividade aos nossos clubes e membros com a ajuda da federação portuguesa e trabalhar de mãos dadas para fazer crescer este projeto", refere Frank Gonzalez, presidente da RFEDH, citado na nota.
Por seu turno, Pedro Flávio Martins, presidente da FDI-Portugal, realça igualmente a importância deste projeto.
"A relação que estamos a consolidar com a RFEDH é muito importante para nós, porque nos dá a oportunidade de participar numa liga de hóquei no gelo e de participar em competições que neste momento não temos em Portugal. Esta ligação com Espanha, que temos vindo a desenvolver há muitos anos, ajuda a promover o desporto na Península Ibérica. Esperamos que, no futuro, possamos fazer mais atividades em conjunto, com vista ao desenvolvimento do hóquei e das outras modalidade de gelo, em ambos os países", referiu.
Águias perdem na 1.ª mão dos 16 avos de final da Challenge Cup
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Em causa estão situações de desrespeito e hostilidade dirigidas aos seus dirigentes e atletas
Organização vai tomar decisão esta sexta-feira sobre a realização da prova de tow-in
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura