Competição envolve quatro disciplinas
São 12 horas, quatro desportos de mar e um desafio inovador. O 1.º Water Kings vai animar a Meia Praia, em Lagos, no próximo sábado, uma ideia saída da mente hiperativa de Francisco Lufinha, o homem que em setembro de 2013 bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, do Porto até, precisamente, Lagos.
O conceito é novo: 17 equipas de três ou quatro elementos terão 12 horas (do meio-dia à meia-noite) para dar o maior número de voltas possíveis a um percurso delimitado por duas bóias. Tal poderá ser feito em quatro disciplinas náuticas: stand up paddle, windsurf, kitesurf e vela.
"Os participantes podem escolher os desportos conforme as condições que encontrarem. Por exemplo, quando não existir vento, seguramente que vão escolher o stand up paddle. Estamos a falar de exercício físico, mas também de estatégia e tática", explica Francisco Lufinha, criador do conceito mas que desta vez vai ficar fora de água: "Esta edição não vou participar, estou na organização, com a Câmara Municipal de Lagos. É a 1ª edição, quero ver como tudo funciona, o que há a fazer, a melhorar para os próximos anos".
Um dos maiores desafios deste Water Kings será a navegação à noite. "Entre as 22h e a meia-noite não haverá luz e vai ser a loucura. Os participantes terão de se guiar pelas luzes da cidade, pela lua cheia e pelas luzes que levam no equipamento. É proibido fazer provas destas à noite, mas a prova é legal. Temos barcos de apoio para a segurança e tratámos de tudo com as autoridades", diz Lufinha que espera com esta iniciativa "potenciar o mar". "Trata-se de promover estes desportos de uma forma mais arrojada e arriscada", sublinha.
Poste português está a fazer a sua melhor época
O custo para receber as corridas no Autódromo de Portimão deverá ficar abaixo dos 50 milhões
Autódromo Internacional do Algarve de volta ao calendário de corridas
Base marcou, a 0.8 segundos do fim, o cesto da vitória dos bracarenses na Luz e destaca a época positiva dos minhotos
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'