Water Kings invadem as águas de Lagos

São 17 as equipas que sábado vão estar numa prova inovadora

• Foto: DR Record

São 12 horas, quatro desportos de mar e um desafio inovador. O 1.º Water Kings vai animar a Meia Praia, em Lagos, no próximo sábado, uma ideia saída da mente hiperativa de Francisco Lufinha, o homem que em setembro de 2013 bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, do Porto até, precisamente, Lagos.

O conceito é novo: 17 equipas de três ou quatro elementos terão 12 horas (do meio-dia à meia-noite) para dar o maior número de voltas possíveis a um percurso delimitado por duas bóias. Tal poderá ser feito em quatro disciplinas náuticas: stand up paddle, windsurf, kitesurf e vela.

"Os participantes podem escolher os desportos conforme as condições que encontrarem. Por exemplo, quando não existir vento, seguramente que vão escolher o stand up paddle. Estamos a falar de exercício físico, mas também de estatégia e tática", explica Francisco Lufinha, criador do conceito mas que desta vez vai ficar fora de água: "Esta edição não vou participar, estou na organização, com a Câmara Municipal de Lagos. É a 1ª edição, quero ver como tudo funciona, o que há a fazer, a melhorar para os próximos anos".

Um dos maiores desafios deste Water Kings será a navegação à noite. "Entre as 22h e a meia-noite não haverá luz e vai ser a loucura. Os participantes terão de se guiar pelas luzes da cidade, pela lua cheia e pelas luzes que levam no equipamento. É proibido fazer provas destas à noite, mas a prova é legal. Temos barcos de apoio para a segurança e tratámos de tudo com as autoridades", diz Lufinha que espera com esta iniciativa "potenciar o mar". "Trata-se de promover estes desportos de uma forma mais arrojada e arriscada", sublinha.

Por Lídia Paralta Gomes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.