_
A atiradora ucraniana Olga Kharlan venceu esta quinta-feira a russa Anna Smirnova na prova de sabre dos Mundiais de esgrima, no primeiro confronto entre atletas dos países em qualquer modalidade desde a invasão da Ucrânia, à exceção do ténis.
O decreto do Ministério do Desporto que proibia a participação de atletas de delegações oficiais ucranianas em competições que envolvessem russos e bielorrussos foi alterado na quarta-feira e passou a abranger apenas "atletas que representem" aqueles dois países.
Como Smirnova compete na qualidade de "atleta individual neutra" nos Mundiais de esgrima, que decorrem na cidade italiana de Milão, a alteração permitiu o combate com Kharlan, tetracampeã do mundo de sabre, que venceu com relativa facilidade, por 15-7.
Este foi o primeiro confronto entre atletas da Ucrânia e da Rússia em todas as modalidades, excetuando o ténis, uma vez que os tenistas ucranianos não integram nenhuma delegação oficial e, por isso, não estavam abrangidos pelo alcance do decreto, mesmo com a redação anterior.
O combate decorreu sob forte incentivo dos membros da delegação ucraniana e gritos de "Slava Ukraini" [Glória à Ucrânia] e, no fim, Kharlan recusou cumprimentar Smirnova, que se manteve vários minutos na pista, como forma de protesto pela conduta da adversária.
A invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro de 2022 - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia, para segurança da Rússia -, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Por LusaIrmão Filipe Frazão fechou a prova, que decorre no Canadá, na 99.ª posição
Prova do circuito espanhol de esgrima no escalão de sub-20
Margarida Melo garantiu o ouro na arma de espada, categoria M15
Competição satélite do circuito mundial
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países