Esgrimista português caiu na ronda de 32 com o número três do ranking mundial por 15-11
O português Filipe Frazão concluiu este domingo em 21.º lugar a competição de espada do campeonato do Mundo de esgrima, em Tbilisi, caindo na ronda de 32 com o número três do ranking mundial, o japonês Masaru Yamada.
Ante um campeão olímpico em Tóquio2020, e atual número três do mundo, o espadista luso perdeu por 15-11 e ficou à porta de um resultado ainda mais histórico,
Antes, tinha afastado o alemão Matthew Buelau por 15-12, na ronda de 64, a que chegou depois de vencer todos os seis jogos que disputou na fase de poules.
Frazão é uma das esperanças olímpicas de Portugal, que não participa em Jogos Olímpicos desde Pequim2008, então com o espadista Joaquim Videira e a floretista Débora Nogueira.
"Estou muito satisfeito com a minha prova, com o resultado. Tenho trabalhado muito ao longo das épocas. Por vezes, nem sempre o resultado tem acompanhado o que tenho conseguido jogar, mas desta vez o resultado mostra isso", disse à Lusa o português.
Segundo Filipe Frazão, este foi um torneio "muito difícil, com jogos de muita intensidade", e depois de passar de forma irrepreensível nas poules, acabou por perder um jogo, pelo acesso aos últimos 16, "a 20 segundos do fim", quando ele e Yamada ainda estavam empatados.
Ainda assim, admite que "o japonês foi mais forte", sem retirar satisfação pela posição alcançada, a melhor de Portugal em Mundiais desde o 27.º lugar de Ricardo Candeias, já em 2018.
Neste Mundial, Leonardo Marques foi 126.º, o irmão de Filipe, Miguel Frazão, concluiu na 132.ª posição e Max Rod no 143.º posto, tudo em espada.
Competição satélite do circuito mundial
Prova de cadetes na arma de espada
Português brilha em Bélgica
Esgrimista português caiu na ronda de 32 com o número três do ranking mundial por 15-11
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus