Olga Kharlan deixou mensagem nas redes sociais depois de ter sido desqualificada no Mundial
Olga Kharlan, a atiradora ucraniana que foi desqualificada da prova de sabre do Mundial de esgrima por se recusar a cumprimentar a russa Anna Smirnova no final de um combate, reagiu nas redes sociais ao que aconteceu em Milão.
"Como todos neste mundo, num mundo adequado, entendo que as regras devem mudar, porque o mundo está mudado", disse a atleta, num vídeo que partilhou no Instagram.
Relacionadas
"O que aconteceu levanta muitas perguntas, mas também dá muitas respostas. Compreendemos que o país que está a aterrorizar o nosso pais, as nossas famílias, também está a aterrorizar o desporto", explicou Kharlan, explicando que agiu "com o coração".
Em março a atleta reagiu com "deceção, raiva e sentimento de injustiça" depois de a federação internacional de esgrima ter autorizado que atletas russos e bielorrussos possam competir sob bandeira neutra.
Ao não cumprimentar a adversária, Kharlan foi desqualificada por um alegado incumprimento de etiqueta da modalidade. "Quando soube que queriam retirar-me da competição, dar-me um cartão preto, isso matou-me. Doeu-me tanto que gritei de dor", explicou.
A atiradora, explicou, no entanto, que tem recebido muito apoio pela decisão que tomou. "É impossível transmitir o que sinto quando ouço que com a minha ação estou a motivar outros. Obrigado a cada combatente que nos protege. Não se pode forçar ninguém a estabelecer a paz, principalmente os ucranianos. Não com um aperto de mãos. Nunca."
Português brilha em Bélgica
Esgrimista português caiu na ronda de 32 com o número três do ranking mundial por 15-11
Multicampeã nacional tem o sonho de ir a Los Angeles’2028
Marta Caride aborda as necessidades dos atletas de alta competição
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United