Luís Arrais, presidente da FGP, considera que a escolha premeia "a capacidade de acolher eventos de várias dimensões"
Portugal vai organizar em 2027 a Gymnaestrada, o maior evento mundial de ginástica, que decorrerá em Lisboa, sob o lema 'Connecting the World', anunciou esta sexta-feira a federação nacional da modalidade.
Em comunicado, o presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), Luís Arrais, considera que a escolha premeia "a capacidade de acolher e organizar eventos de ginástica de várias dimensões" e é também "fruto dos resultados internacionais de topo" que têm sido conseguidos pela modalidade.
"Em 2027, Lisboa, Portugal e o mundo vão mudar. Vamos desafiar os países de todos os cantos do mundo a cumprirem o lema Connecting the World [Ligando o mundo]. A força de vontade dos atletas de todo o mundo, aliada a uma ginástica unificada é tudo o que precisamos para ligar o mundo", afirmou Luís Arrais.
O líder da FGP referiu ainda que o evento mudará a "importância do desporto e da saúde em Portugal", considerando que a "atividade física é o motor da sociedade".
A Gymnaestrada, que em 2023 decorrerá em Amesterdão, é o maior evento de ginástica não competitiva do mundo, e é organizada desde 1953, de quatro em quatro anos, sob a égide da Federação Internacional de Ginástica (FIG).
Em 2003, Lisboa acolheu a 12.ª edição do evento, que decorreu em 21 locais diferentes e contou com cerca de 25 mil participantes, oriundos de 47 países, que protagonizaram cerca de mil apresentações.
Ginasta respondeu a dúvidas dos fãs sobre a operação na sua conta de Tiktok
Atleta português ficou em 54.º lugar na barra fixa
Portugueses foram ambos quinto lugar nas respetivas categorias
Ginasta norte-america fala abertamente sobre o tema e deixa mensagem às meninas mais novas
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam