Jogos decorrem até dia 17 de agosto
A ginasta portuguesa Diana Gago conquistou este domingo a medalha de ouro em duplo mini-trampolim nos Jogos Mundiais que decorrem em Chengdu, na China, naquela que foi a segunda medalha de ouro da comitiva lusa.
Diana Gago, que já tinha sido a melhor na qualificação, com 52.400 pontos, superou nas meias-finais a canadiana Gabriela Flynn, com mais 600 pontos (27.600), e na final, com 26.200, a norte-americana Grace Harder, que terminou sem pontos.
"Estou muito contente com o resultado. Este era um objetivo que eu já tinha há muito tempo, desde os últimos Jogos Mundiais, que não correram como eu esperava. Queria chegar à medalha e o ouro foi a cereja no topo do bolo. Estou muito contente, tem sido uma experiência incrível", disse no final Diana Gago.
Também em trampolins, Vasco Peso falhou mais cedo a passagem à final de tumbling, ao ser sexto na qualificação, com 53.700 pontos, quando passavam à prova decisiva os quatro primeiros classificados.
Portugal despede-se este domingo em Chengdu com uma outra medalha, um novo bronze para o canoísta José Ramalho, agora na prova longa de maratona, cumprida em 01:36.25,10 horas, depois de no sábado ter conquistado o bronze na prova curta.
Também na canoagem, Maria Rei foi sexta na prova de K1 distância longa, com o tempo de 1:51.23,75 horas, mais 3.12,64 minutos do que a vencedora, a sueca Melina Andersson (1:48.11,11), tendo a húngara Vanda Kiszli (1:49.54,75), arrebatado a prata e a francesa Mathilde Forest (1:50.28,69) o bronze.
No andebol de praia, a seleção masculina, que foi segunda no seu grupo de apuramento, prossegue na corrida às medalhas, tendo hoje garantido as meias-finais ao vencer a Tunísia por 2-1. Nas meias, Portugal vai medir forças com a Espanha, em encontro a disputar na segunda-feira.
Na competição feminina, a equipa lusa, que tinha ficado em terceiro lugar na sua 'poule', concluiu a sua prova, ao perder nos quartos de final com a Espanha por 2-0.
No corfebol, a equipa mista de Portugal perdeu com Taiwan por 23-18, terminando o seu grupo em terceiro lugar, sem possibilidade de disputar as medalhas. Na segunda-feira, a equipa lusa defronta a Alemanha, para definir a classificação entre os quinto e oitavo lugares.
As medalhas de ouro deste domingo de Diana Gago e de bronze de José Ramalho permitiram a Portugal elevar para sete as subidas ao pódio nos Jogos Mundiais.
A seleção tem dois ouros, de Diana Gago (mini-trampolim duplo) e de Gabriel Albuquerque e Lucas Santos (trampolim sincronizado), uma prata de Lara Fernandes e Guilherme Henriques (ginástica acrobática) e quatro bronzes, dois do canoísta José Ramalho, um da dupla Beatriz Carneiro e Inês Faria (ginástica acrobática) e outro de Miguel Lopes e Gonçalo Parreira (ginástica acrobática).
Os Jogos Mundiais, que começaram na quinta-feira e decorrem até 17 de agosto, constituem um evento internacional em que são disputadas modalidades não olímpicas, mas que são reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
Jogos decorrem até dia 17 de agosto
Turma lusa conquista três medalhas na China, em Chengdu
Ginastas Gabriel Albuquerque e Lucas Santos seguraram o primeiro lugar em Chengdu, na China
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026