Quanto a sonhos, é o de tantos e tantos jovens atletas pelo mundo: "se calhar, ir aos Jogos Olímpicos". "Para estes [Paris2024], acho que ainda é difícil, mas nunca se sabe".
A ginasta Mariana Parente é, aos 15 anos, a mais jovem dos 159 atletas portugueses em prova nos Jogos do Mediterrâneo Oran2022, evoluindo sob a 'asa' da olímpica Filipa Martins na grande primeira experiência internacional.
"Eu estava entusiasmada, é a minha primeira prova internacional a competir pelo país. A equipa ajudou-me muito, não me senti sozinha. Estava um pouco nervosa, mas é normal", explicou aos jornalistas.
A jovem disputa hoje a final do 'all around', para que se apurou no domingo como parte de um esforço para o quinto lugar na tabela por equipas, ao lado de Lia Sobral, Mafalda Costa e a olímpica Filipa Martins. Estar ao lado do nome mais sonante da ginástica portuguesa da atualidade "é uma honra", e a mais jovem da missão sente-se "bem tratada", com "muita ajuda" da parte de todos. Quanto a sonhos, é o de tantos e tantos jovens atletas pelo mundo: "se calhar, ir aos Jogos Olímpicos". "Para estes [Paris2024], acho que ainda é difícil, mas nunca se sabe".
O selecionador, José Ferreirinha, vê potencial na jovem do Ginásio Clube Português, nascida em 15 setembro de 2006, e da sua prestação nos aparelhos só tem boas coisas a dizer. "Estou mesmo muito satisfeito, foi pena ter falhado um exercício. Para primeira vez, numa competição com esta dimensão e com o pavilhão bem composto, acho que foi uma experiência muito rica e vai aprender muito com isto", declarou.
Um elogio, de resto, extensível também a Mafalda Costa, de 17 anos, e Lia Sobral, de 18, que também vão dando os primeiros passos e deixaram o treinador "contente com a consistência". Se podem suceder a Filipa Martins, ou chegar ao mesmo nível, "é muito difícil dizer", mas certo é que "são todas muito trabalhadoras".
A atleta olímpica de que todos falam na ginástica, que criou o movimento "Martins" nas barras assimétricas, aparelho em que vai estar na final em Oran2022, mesmo que ainda esteja a contas com a recuperação de uma lesão sofrida em abril, que a limitou a dois dos quatro aparelhos no domingo.
Quanto ao papel enquanto 'mentora' para as mais novas, procura "sempre ajudar naquilo que precisam". "Perceber em que momentos consigo ajudá-las melhor, com o que sentem. Como equipa, estiveram todas muito bem, foi uma prova bastante positiva", declarou.
Os Jogos do Mediterrâneo Oran2022, que na ginástica servem de preparação para o Europeu, que por sua vez funciona para qualificar para o Mundial, arrancaram no sábado e decorrem até 06 de julho, com mais de três mil atletas de 26 países diferentes, incluindo 159 portugueses em 20 disciplinas.
Entre o contingente luso estão vários atletas olímpicos, como Evelise Veiga, Cátia Azevedo, Vera Barbosa, Tsanko Arnaudov, Tiago Pereira, Lorene Bazolo e Liliana Cá, a ginasta Filipa Martins, os atiradores Joana Castelão, Sara Antunes, João Costa e João Paulo Azevedo, os nadadores Ana Catarina Monteiro, Francisco Santos, Ana Rodrigues, Gabriel Lopes, Alexis Santos e Tamila Holub ou também os mesatenistas Jieni Shao e João Monteiro.
Ginasta respondeu a dúvidas dos fãs sobre a operação na sua conta de Tiktok
Atleta português ficou em 54.º lugar na barra fixa
Portugueses foram ambos quinto lugar nas respetivas categorias
Ginasta norte-america fala abertamente sobre o tema e deixa mensagem às meninas mais novas
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam