_
O presidente do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, anunciou esta sexta-feira um investimento de 3 milhões de euros numa lagoa que serve um campo de golfe privado e assegurou que o executivo vai reforçar a aposta no setor.
"Vamos fazer aqui um investimento na impermeabilização desta lagoa [com capacidade para 120 mil metros cúbicos]. Esta lagoa está com algumas perdas, precisa de ser impermeabilizada", disse, sublinhando que o projeto, orçado em 3 milhões de euros, será executado ao abrigo de um contrato-programa com a empresa pública ARM -- Águas e Resíduos da Madeira.
Miguel Albuquerque falava aos jornalistas durante uma visita ao Palheiro Golf, uma infraestrutura privada localizada nas zonas altas da freguesia de São Gonçalo, no Funchal.
O chefe do executivo lembrou que a lagoa que abastece o campo é propriedade da região autónoma, mas fornece também água de rega nos arredores, sendo ainda usada como ponto de abastecimento do meio aéreo de combate a incêndios florestais.
A obra de remodelação da lagoa, que será lançada em breve, estava inicialmente prevista para 2024, mas ficou suspensa devido à crise política e à queda do executivo regional naquele ano.
Miguel Albuquerque, também líder da estrutura regional do PSD, afirmou que o objetivo do seu executivo é transformar a Madeira num destino de golfe, vincando que, para tal, a região deve ter pelo menos cinco campos.
Atualmente, o arquipélago conta com três campos -- Palheiro Golf, Clube de Golf Santo da Serra e Porto Santo Golfe --, mas está já em fase de conclusão uma nova infraestrutura na Ponta do Pargo, na zona oeste da Madeira, e outra projetada para o Faial, na costa norte da ilha.
O chefe do executivo madeirense defendeu ser importante "desmistificar esta modalidade".
"Toda a gente tem a mania de associar o golfe a um desporto de elites, quando é um desporto que, na maioria dos países do norte da Europa, é massificado", argumentou, realçando que na Ponta do Pargo e no Faial irá ocorrer "uma revolução total em termos de desenvolvimento económico e social".
"Eu acho que, neste momento, toda a gente compreende que o golfe traz benefícios", disse, sustentando que a modalidade "traz benefícios para a economia, para a empregabilidade, para o desenvolvimento económico, para o rendimento das famílias e para o desenvolvimento geral".
Em relação ao Palheiro Golf, Miguel Albuquerque indicou que a empresa vai avançar com a construção de um novo campo de treino já este ano, que será aberto às escolas e aos centros comunitários para a prática da modalidade, e projeta também construir uma unidade hoteleira com 30 quatros.
Executivo liderado por Miguel Albuquerque promete reforçar aposta no setor
Golfista português caiu 31 posições no último dia da prova
Apresentação oficial da prova decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o destaque foi para o jovem búlgaro de 17 anos Ivan Ivanov
Portugueses com destinos diferentes
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Gianni Infantino defendeu o levantamento das restrições, mas Ceferin mostra-se irredutível na sua posição
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA