Tomás Melo Gouveia vence playoff de 5 buracos

Tomás Melo Gouveia
• Foto: Rodrigo Gatinho/FPG

Tomás Melo Gouveia tornou-se esta sexta-feira no primeiro jogador a vencer dois torneios do Timestamp Golf Tour, o circuito nacional de profissionais, sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal.

O algarvio de 31 anos venceu o Lisbon Masters, de 10 mil euros em prémios monetários, realizado no centenário Lisbon Sports Club, em Belas, no concelho de Sintra.

PUB

Tomás Melo Gouveia já tinha ganho a primeira etapa do circuito, o Montebelo Golf Classic, em Viseu.

Curiosamente, ambas as vitórias foram alcançadas após um playoff e sempre frente a um adversário de nome Pedro: em Montebelo derrotou Lencart e em Belas Figueiredo.

Tomás Melo Gouveia e Pedro Figueiredo são dois dos melhores golfistas portugueses. Em 2025 militaram ambos no HotelPlanner Tour, a segunda divisão do golfe profissional europeu, e ambos lutam ainda pela promoção ao DP World Tour em 2026, a primeira divisão europeia.

PUB

Como explicou o presidente da PGA Portugal, Rui Morris, "já para a semana, o Pedro vai jogar em Maiorca a Grande Final do HotelPlanner Tour e daqui a duas semanas o Tomás vai participar na Segunda Fase da Escola de Qualificação do DP World Tour".

Não admira que protagonistas desta qualidade tenham proporcionado um grande espetáculo. Terminaram empatados os 36 buracos regulamentares com 129 pancadas, 9 abaixo do Par, Melo Gouveia com voltas de 63 (recorde do campo) e 66, e ‘Figgy’ com rondas de 65 e 64.

Foi necessário recorrer-se ao play-off e, sob a chuva insistente, os dois brilharam. Foi o momento mais emocionante do Timestamp Golf Tour. Um play-off que estendeu-se por cinco buracos. Começou com birdies de ambos no buraco 18 e terminou com o birdie de Melo Gouveia, de novo no 18. Jogou-se sucessivamente nos buracos 18-18-1-1-18, sendo o 18 um Par-4 e o 1 um Par-3.

PUB

"No playoff fiz birdie-bogey-bogey-Par-birdie. Acho que este foi o playoff mais comprido que joguei. É mentalmente e fisicamente muito difícil", disse Tomás Melo Gouveia.

O profissional da PING é o rei dos play-offs. Venceu assim os seus dois títulos no Timestamp Golf Tour e perdeu desse modo o Optilink Tour Championship do PT Tour.

"Não sei se isso é bom ou mau, porque hoje vinha para o último buraco com uma liderança de 1 pancada. Bastava ter feito o Par para ganhar e não o fiz, mas consegui ganhar o play-off e isso é o mais importante. Gostava (mais) de ganhar o torneio no último buraco", acrescentou o campeão, que, para além de erguer a taça, recebeu ainda um cheque de dois mil euros.

PUB

Pedro Figueiredo teve de contentar-se com o prémio de vice-campeão, no valor de 1.300 euros, mas mostrou todo o desportivismo que lhe é reconhecido.

"Eu e o Tomazinho partilhámos o ano inteiro no HotelPlanner Tour, partilhámos quartos, voltas de treino, jantares, talvez tenha sido a pessoa com quem estive mais este ano. Foi engraçado um play-off entre dois grandes amigos. Quando, agora, no 18, ele teve um putt para ganhar, até quis que ele o metesse, porque ele precisa disso para ir com confiança para a Escola de Qualificação e fico contente por ele ter ganho", declarou o antigo campeão nacional de 2013 e 2024.  

O Lisbon Masters foi a quinta etapa do Timestamp Golf Tour, depois do Montebelo Golf Classic (Viseu), do 6.º Solverde Players Championship (Espinho), do Campeonato Nacional de Profissionais (Troia) e do 42.º Open Pro-Am do Clube de Golfe da Ilha Terceira (Açores). A próxima etapa será no PGA Aroeira, em Almada, em finais de novembro.

PUB

O Lisbon Masters trouxe o circuito nacional de profissionais, pela primeira vez no século XXI, ao Lisbon Sports Club, e termina amanhã com o Pro-Am.

Por Hugo Ribeiro
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Golfe Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB