Chefe de Estado moçambicano pede que se use o desporto como um instrumento de coesão social
O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, defendeu este sábado a integração do turismo desportivo nas estratégias nacionais de desenvolvimento, de modo a tornar o país uma "referência" no golfe africano.
"Estamos determinados a posicionar Moçambique não só como um destino turístico de referência, mas também como uma plataforma estratégica de negócios em África e, sem dúvidas, como uma referência incontornável no golfe africano", declarou o Chefe de Estado moçambicano, durante a abertura do Presidential Golf Day, evento em celebração dos 50 anos da independência nacional (25 de junho de 1975), em Maputo.
Para Daniel Chapo, além de ser uma modalidade em ascensão, o golfe espelha "valores fundamentais" partilhados pelos países africanos, que incluem equilíbrio, estratégia, disciplina e visão, a médio e longo prazos: "São estes os pilares que sustentam a nossa liberdade e o nosso investimento contínuo no capital humano".
Além da integração do turismo desportivo nas estratégias nacionais de desenvolvimento, o Presidente de Moçambique defendeu ainda o incentivo a atração de investimentos em infraestruturas desportivas e turísticas, a formação e capacitação de talentos locais, para tornar o país um destaque nesta modalidade, ao nível do continente.
"Continuemos a investir e continuaremos no turismo de golfe, porque o golfe é o pícaro do desporto, uma modalidade que eleva e conecta nações e pessoas. O futuro joga-se com visão, ganha-se com união e enfrenta-se com coragem", afirmou.
Chapo pediu ainda que se use o desporto como um "poderoso" instrumento de coesão social, para o desenvolvimento económico e afirmação nacional, regional e internacional.
"Este evento reforça o nosso compromisso inabalável com o desporto como um catalisador e transformador da nossa sociedade (...), hoje escrevemos uma nova página. Hoje, o golfe tem sotaque moçambicano", acrescentou.
Moçambique celebra, em 25 de junho, 50 anos de independência. As cerimónias centrais vão decorrer no Estádio da Machava, onde Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique, proclamou, em 1975, a independência nacional.
Luso em 104.º no torneio que decorre em Kildare, Irlanda
Português terminou com um agregado de 278 pancadas
Golfista português concluiu as quatro voltas com um total de 288 pancadas
O golfista português concluiu a segunda ronda com cinco pancadas abaixo do par do campo
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo