Portugal inaugura o calendário de eventos a contarem para a nova hierarquia
A Associação Europeia de Golfe (EGA), em colaboração com as suas federações membros, anunciou o lançamento de um novo conceito de ranking, a Ordem de Mérito Amadora Europeia (OMEA).
A sua estreia está prevista para uma temporada piloto em 2026, com novas hierarquias feminina e masculina, concebidas para reforçar o panorama do golfe amador de elite na Europa.
Portugal está na linha da frente, inaugurando o calendário de eventos a contarem para a nova hierarquia.
“É, para nós, uma enorme honra e um verdadeiro privilégio ver os Campeonatos Internacionais Amadores de Portugal integrados entre as provas de referência deste circuito, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento do golfe de alto rendimento”, declarou Miguel Gaspar, membro da Direção da Federação Portuguesa de Golfe, com o pelouro do alto rendimento e seleções nacionais.
Com efeito, como anunciou a Federação Portuguesa de Golfe no seu site oficial, “os primeiros eventos pontuáveis para ambas as OMEA serão os Campeonatos Internacionais Amadores de Portugal, em janeiro (feminino) e fevereiro (masculino), dando início a um calendário competitivo que estende-se até o final de setembro.
A temporada piloto será dividida em três fases: Front-Nine, Back-Nine e Final Sprint. A série Final Sprint, que encerra a temporada, oferecerá uma pontuação superior e recompensas adicionais para promover um final emocionante.
O calendário completo dos eventos Homens /Senhoras pontuáveis para 2026 é composto por 15 torneios femininos e 16 masculinos.
A OMEA visa aumentar o interesse pelo calendário internacional por parte dos jogadores amadores de elite que desejam competir na Europa e promover os eventos amadores mais prestigiados deste continente.
Ambas as séries serão realizadas anualmente e contarão com aproximadamente 15 campeonatos amadores de elite consagrados cada, realizados em campos de referência em toda a Europa, em colaboração com as federações nacionais de golfe.
Para além dos títulos da Ordem de Mérito Amadora Europeia e das medalhas para os três primeiros classificados, as OMEA oferecerão recompensas atrativas sob a forma de oportunidades de jogo.
Por exemplo, as OMEA facilitarão um método de qualificação direto, baseado no desempenho, para alguns dos principais eventos amadores da Europa, como os Campeonatos Amadores Europeus Femininos e Masculinos da EGA.
Além disso, cada evento da OMEA premiará o/a vencedor/a com um convite para um torneio num dos circuitos profissionais de primeira ou segunda divisão da Europa, com cerca de 40 isenções totais (femininas e masculinas combinadas) para eventos profissionais disponíveis durante a temporada piloto de 2026.
“A EGA está muito satisfeita por lançar este novo e empolgante projeto em colaboração com as federações nossos membros”, afirmou o secretário-geral da EGA, Michael Thannhäuser.
“Ao introduzir uma ordem de mérito verdadeiramente europeia, estamos a proporcionar uma plataforma justa, consistente e ambiciosa para os amadores de elite na Europa. A OMEA oferecerá uma nova motivação para os jogadores que desejam competir na Europa e trará mais coerência ao calendário amador europeu. Gostaríamos de estender os nossos agradecimentos às federações membros da EGA, que são a força motriz por trás deste conceito, pelo seu apoio e colaboração”, acrescentou o dirigente alemão.
O português Miguel Gaspar, da FPG, acrescentou que “a criação deste ranking europeu representa uma oportunidade extraordinária para os jogadores portugueses, permitindo-lhes competir num contexto mais forte e ganhar maior projeção internacional”.
A OMEA está aberta a jogadores/as de todas as idades e nacionalidades, desde que cumpram todos os critérios do estatuto amador. Os pontos serão atribuídos em cada evento pontuável de acordo com a posição final, seguindo um modelo de distribuição inspirado nos torneios profissionais. Os seis melhores resultados de cada jogador/a determinarão a sua classificação final, e qualquer jogador/a que ganhar pontos num evento pontuável aparecerá automaticamente na tabela classificativa.
Os rankings oficiais das OMEA serão publicados no site da EGA após cada evento e as classificações do Top-10 exibidas regularmente nos canais digitais da EGA.
Esta semana, nos rankings europeus amadores, ainda com o figurino anterior (muito baseados no ranking mundial amador, com menor autonomia europeia), os melhores portugueses são Amélia Gabin no setor feminino e Bernardo Costa Pinheiro no masculino.
Amélia Gabin, ainda de sub-16, é a 211.ª jogadora amadora da Europa, havendo 21 jogadoras portuguesas no ranking.
Bernardo Costa Pinheiro, ainda sub-18, é o 496.º classificado no ranking europeu amador masculino, havendo 41 jogadores cotados nesta hierarquia.
No campo n.º2 da Aroeira do PGA National, todos os seis portugueses passaram o cut
Portugal inaugura o calendário de eventos a contarem para a nova hierarquia
Golfista português está a apenas duas pancadas do líder australiano Kazuma Kobori
Vasco Alves teve um putt de 12 metros no último buraco do circuito para ser ele o vencedor do circuito profissional de golfe em Portugal. O Tour regressa em 2026
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada