Este Open de Portugal de Pitch & Putt teve organização do clube anfitrião do Citynorte, com apoio técnico e financeiro da FPG.
Hugo Espírito Santo venceu pela quarta vez o Open de Portugal de Pitch & Putt, que decorreu em três voltas no Citygolf, em Matosinhos, com 53 participantes.
O campeão nacional da variante, da Quinta das Lágrimas, fez uma excelente última volta para ganhar com 5 pancadas de vantagem sobre o jovem Pedro Aires. Depois de ter feito 55 pancadas (1 acima do Par) e 56 (+2) pancadas nas duas primeiras voltas, Espírito Santo baixou para as 49 (-5) na terceira e última, a melhor marca da semana, a permitir-lhe ser o único jogador com um agregado abaixo do par aos 54 buracos regulamentares, com 160 (-2).
Pedro Aires, do anfitrião Citynorte, foi segundo com 165 (+3) e o único a fechar com duas voltas abaixo do Par 54, com 53 (-1) e 52 (-2). Tinha feito 60 (+6) na abertura. Aires foi vice-campeão com o mesmo total de pancadas de Diogo Marques Lopes, que segunda melhor marca no último dia com 50 (-4). No desempate pelo vice-campeonato, prevaleceram os melhores últimos 36 buracos do primeiro.
Hugo Espírito Santo tinha partido para os últimos 18 buracos empatado no 2.º lugar com o seu companheiro de clube António Tendeiro, ambos com 111 (+3), a 2 ‘shots’ do líder aos 18 e aos 36 buracos, que foi Gonçalo Rodrigues, do Citynorte.
'Gongas' começou com um 51 (-3), fez 58 (+4) no segundo dia para se manter na frente com 109 (+1) e finalizou com 62 (+8) para cair para o 8.º lugar, com 171 (+9).
"Foi uma batalha muito dura, com o ‘Gongas’ a dominar os dois primeiros dias de prova", disse Hugo Espírito Santo. "O campo estava em perfeitas condições, com um grau de dificuldade muito elevado, devido à velocidade dos greens e à sua recetividade. "Hoje comecei os primeiros 9 buracos a falhar putts incríveis para birdie, mas não baixei a cabeça", acrescentou. "Comecei a atacar as bandeiras e os putts começaram a entrar. A estratégia foi bem delineada e consegui concretizá-la. A luta foi até ao último buraco, apesar de levar duas de vantagem para o António Tendeiro a faltar dois buracos. Parabéns ao Citygolf pela excelente organização, a todos os presentes e aos meus companheiros do Clube de Golfe - Quinta das Lágrimas."
Espírito Santo terminou a prova com nota alta no 18.º buraco, com um shot que ficou a centímetros do buraco e só por pouco não deu hole-in-one.
António Tendeiro, também da Quinta das Lágrimas, foi quarto na geral com 166 (57+54+55), e recebeu o prémio de primeiro Sénior. Pedro Franco Dias (Associação de Seniores de Portugal) completou o top-5 com 168 (56+56+56) e recebeu o prémio de melhor Mid-Amateur. Maria Goreti Dähler (Cantenhede) foi a premiada em Senhoras, com 189 (+27), entre três participantes nesta categoria.
O prémio Júnior seria para Pedro Aires, mas, como este recebeu o troféu de vice-campeão e o regulamento não contemplava prémio acumulados, ficou com Diogo Marques Lopes, o 3.º da geral.
Este Open de Portugal de Pitch & Putt teve organização do clube anfitrião do Citynorte, com apoio técnico e financeiro da FPG.
O próximo torneio de relevo na variante é o Campeonato Internacional de Cantanhede, a 18 e 19 de junho, com organização do Clube de Golfe de Cantanhede.
Golfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam