Luís António Silva 15.º e Amélia Gabin 30.ª no Junior Open

O melhor torneio europeu no escalão de sub-16 disputou-se na Escócia com 116 participantes

• Foto: Sandra Gomes / FPG

Luís António Silva foi 15.º classificados entre 66 jogadores e Amélia Gabin foi 30.ª entre 50 jogadoras no The Junior Open, na Escócia. Trata-se do mais importante torneio europeu de sub-16, promovido bienalmente pelo R&A (desde 2000), sempre na semana do The Open, o terceiro torneio do Grand Slam do ano, organizado pela mesma entidade.

A 13.ª edição (o torneio foi fundado em 1994) decorreu no Kilmarnock Golf Club, em Barassie, na Escócia, onde, em 2016, Pedro Lencart tornou-se no único português campeão. 

Luís António Silva (do Oporto Golf Club) teve uma boa prestação, com um resultado agregado de 228 pancadas (76+80+72), 12 acima do Par, integrando o grupo dos 15.º’s classificados, empatado com o norueguês Mathias Aase, o suíço Kai Notteboom e Oliver Betschart da Bermuda.

Amélia Gabin (da Associação Quinta do Lago) registou 241 pancadas (75+81+85), 25 acima do Par, colocando-se no grupo das 30.ª’s classificadas, empatada com a uruguaia Carolina Mailhos e Sara Abubaker dos Emirados Árabes Unidos. 

A jogadora do clube algarvio tinha passado à vontade para o último dia de prova, com +12 no final da segunda volta, num dia em que o cut fixou-se em +23. O jogador do clube de Espinho também garantiu sem problemas o apuramento para a derradeira volta, chegando aos 36 buracos com +12. No torneio masculino o cut estabeleceu-se em +21. 

Esta edição foi histórica, por ter sido a primeira vez em que realizaram-se dois torneios. Até 2022 a prova era mista.

Foi ainda histórica por ter havido dois vencedores de um mesmo país e logo a Coreia do Sul, que, de acordo com informações do R&A, terá participado pela primeira vez na prova. O clube escocês, que tomou conta do torneio em 2000, garante que, pelo menos desde essa data, foi a primeira vez que houve atletas sul-coreanos. 

Hyosong Lee venceu o torneio feminino com a terminar com 207 pancadas (68+67+72), -9, deixando a japonesa Anna Iwanaga a 8 pancadas de distância. 

Seonghyeon Na ganhou o torneio masculino com 210 pancadas (73+69+68), -6, menos 4 do que os quatro jogadores 2.º’s classificados: Alex Boyes (Inglaterra), Cooper Moore (Nova Zelândia), Edwin Sjodin (Suécia) e Aidan Lawson (Escócia). 

Por Hugo Ribeiro/FPG
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Golfe

Notícias
Notícias Mais Vistas