Derrotou Miguel Azevedo e João Iglésias no play-off disputado no Club de Golf de Miramar, em Vila Nova de Gaia
Luís António Silva arrancou literalmente a ferros a Taça R. S. Yeatman, pois necessitou de um play-off de três jogadores para vencer uma das mais antigas e prestigiadas provas do calendário golfístico nacional, organizada pelo Club de Golf de Miramar, no concelho de Vila Nova de Gaia.
O torneio foi pontuável para o Circuito Aquapor e para o Ranking Nacional BPI da Federação Portuguesa de Golfe, contou com 63 participantes e foi o seu título mais relevante, embora nos últimos anos tenha-se cotado com um dos melhores portugueses em sub-18 e sub-16.
É aliás, o campeão nacional de sub-18, depois de, no ano passado, ter-se sagrado campeão nacional de sub-16.
Mas em provas que possamos considerar do principal escalão amador nacional, foi o seu primeiro troféu. No ano passado já tinha ameaçado, ao sagrar-se vice-campeão da Taça Mendes d’Almeida, em Vidago, no concelho de Chaves.
Mas, voltando à Taça R. S. Yeatman, após as duas voltas regulamentares, Luís António Silva, do Oporto Golf Club (em Espinho), totalizou 133 pancadas, 3 abaixo do Par, com voltas de 66 (-2) e 67 (-1).
O seu resultado agregado foi o mesmo dos seus companheiros de clube Miguel Azevedo Cardoso (65+68) e João Iglésias (68+65), com destaque para Miguel Cardoso, o atual campeão nacional amador, que já tinha brilhado na Taça Kendall, onde também perdera o título noutro play-off, frente a João Teixeira e Costa.
Luís António Silva, o mais jovem, pois integra ainda a seleção nacional de sub-18, derrotou os seus dois rivais no play-off.
A melhor jogadora foi Luciana Reis, do Clube de Golfe dos Arquitetos, terminando no 12.º lugar (empatada) com 140 (+4), após duas voltas de 70. Houve 14 jogadoras em prova, um número elevado.
Note-se que, como explicou o ‘press officer’ da FPG, Rodrigo Cordoeiro, “o campo de Miramar (jogam-se duas vezes os seus nove buracos), em 18 buracos, é um Par 70, mas foi jogado como um Par 68, devido às obras em curso no buraco 9, que é um Par 4 e está provisoriamente transformado num Par 3”.
A Taça R. S. Yeatman é uma das cinco provas organizadas por clubes clássicos que são pontuáveis para o Ranking Nacional BPI e para o Circuito Aquapor, tal como acontece com o Aberto do Estoril (Clube de Golf do Estoril), a Lisbon Cup (Lisbon Sports Club), a Taça Kendall (Oporto Golf Club) e a Taça Mendes d’Almeida (Vidago Palace Hotel).
Português com dia completamente falhado
Luso em 104.º no torneio que decorre em Kildare, Irlanda
Português terminou com um agregado de 278 pancadas
Golfista português concluiu as quatro voltas com um total de 288 pancadas
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes