No Amendoeira World Kids Golf
Rodrigo Marques Santos tem sido um dos mais assíduos participantes do Amendoeira World Kids Golf e mesmo no seu último ano como sub-18, sagrou-se campeão do mais antigo torneio internacional juvenil português a contar para o ranking mundial amador.
No Amendoeira Golf Resort, no concelho de Silves, o atleta do Clube de Golfe de Vilamoura dominou no primeiro o sempre difícil campo Faldo Course, desenhado pelo antigo n.º1 mundial Nick Faldo, com uma volta de 71 pancadas, 1 abaixo do Par. Na segunda jornada, igualou o Par-72 e só na terceira ronda, já com algum desgaste e o campo mais difícil, cedeu com 75 pancadas, 3 acima do Par, para um agregado de 218 (+2).
Uma vitória saborosa e sem qualquer contestação, uma vez que o 2.º classificado, o britânico Paul Devillers, do Clube de Golf do Estoril, ficou a 19 pancadas de distância (84+77+76).
"É um torneio que encaixa bem na época, porque agora vou estar quase dois meses sem torneios e deveriam vir jogar mais jogadores, porque o campo e o ambiente são espetaculares", disse o jogador que este ano terminou no 4.º lugar do Campeonato Nacional de Sub-18.
Vilamoura tinha ganho o torneio em 2023, então por João Crasi Alves, que este ano já integrou a seleção nacional da Federação Portuguesa de Golfe no Campeonato da Europa Amador por Equipas.
Nos escalões etários inferiores, o destaque tem de ir para Ricardo Castro Ferreira. É o primeiro jogador a vencer em três anos seguidos. Neste último ano como sub-10 ainda se deu ao luxo de quebrar o recorde do torneio para sub-10, com o resultado de 63 pontos ‘stableford’, 2 acima do Par, após voltas de 20, 21 e 22.
O seu pai, Stéphane Castro Ferreira, antigo campeão nacional amador, salientou que o filho "acabou a passar a ‘single digit’ com 10 anos", ou seja, tem agora um ‘handicap’ abaixo dos 10, realmente notável!
Ricardo Castro Ferreira vencera o ‘net’ com apenas 8 anos em 2023 e triunfara no ‘gross’ em 2024.
O jogador do Clube de Golf do Estoril, já se destacara este ano ao ser apenas o segundo jogador a vencer em duas épocas o Campeonato Nacional de Sub-10.
Em 2025, tal como no ano passado, o torneio de sub-18 disputou-se em conjunto com o de sub-16. Os restantes vencedores gross foram os seguintes:
Em sub-12 ganhou o chinês Ziyang Guo, do Clube de Golf do Estoril, que treina no Centro Nacional de Formação do Jamor da FPG, com 101 pontos, depois de rondas de 31, 37 e 33 (223 pancadas em stroke play, 7 acima do Par). Ziyang Guo superou por 5 pontos Afonso Sousa Pinto, do Oporto Golf Club, que totalizou 96 (34+30+32), o equivalente em stroke play a 229 (+13).
Em sub-14 Carlota Balzer, de origem italiana e jogadora do Amendoeira Clube de Golfe, somou 269 (84+86+99), +53, enquanto, nos sub-14 masculinos, Miguel Silva foi o melhor com 235 (76+79+80), +19, deixando José Silva no 2.º lugar a distantes 12 pancadas, com 247 (85+80+82), +1.
O torneio de ‘pitch & putt’ de pais e filhos, no campo de nove buracos da academia de golfe do Amendoeira Golf Resort, foi ganho pelos britânicos Ethan e Nick Hutchinson, da Associação Desportiva e Cultural da Quinta do Lago.
O Amendoeira World Kids Golf foi sancionado e apoiado pela FPG. É igualmente reconhecido pelo R&A (a entidade organizadora do The Open Championship, o quarto torneio do Grand Slam do ano). Custódio Moreno, do IPDJ Algarve, entregou o prémio ao campeão, Rodrigo Marques Santos.
Golfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam