São 100 mil dólares em prémios monetários em jogo. Só o Open de Portugal ofereceu mais em 2025
Dez dos melhores jogadores portugueses de golfe da atualidade vão competir a partir de amanhã (terça-feira) na primeira edição do Rolear Algarve Classic, o torneio de 100 mil dólares em prémios monetários (cerca de 86 mil euros), que disputa-se até quinta-feira no O’Connor Jr. Course, um dos dois campos do Amendoeira Golf Resort, no concelho de Silves.
Uma dezena de luxo: Ricardo Santos, Pedro Figueiredo, Tomás Melo Gouveia, Tomás Bessa, Pedro Lencart, Vasco Alves, Ricardo Garcia, Hugo Camelo e Nelson Cavalheiro, todos profissionais, e o amador José Miguel Franco de Sousa.
Dez portugueses que irão desafiar uma centena e meia de jogadores de outras 30 nacionalidades diferentes, uma diversidade superior mesmo à do Open de Portugal at Royal Óbidos (do Hotel Planner Tour), o único torneio português que este ano distribuiu um ‘prize-money’ superior a este Rolear Algarve Classic.
Esta divulgação do golfe em Portugal (e no Algarve), nesta altura do ano, junto de tantos países diferentes, é uma consequência da nova associação do revigorado Mena Golf Tour ao nosso país.
O Mena Golf Tour é o circuito profissional do norte de África e do Médio Oriente. Nasceu em 2011, passou por diversas vicissitudes, mas está mais forte do que nunca e os seus novos responsáveis decidiram que Portugal iria marcar pela primeira vez o arranque de uma nova temporada.
Nas semanas anteriores, houve uma Escola de Qualificação em Troia (concelho de Grândola) e um primeiro torneio do calendário regular de 2026 no PGA National Aroeira (Almada). Agora, estará nos próximos três dias no Amendoeira Golf Resort, num torneio que conta para os Rankings Mundiais de Golfe.
A título comparativo, circuitos como o Alps Tour Golf e o Pro Golf Tour, que integram o que poderemos chamar de uma terceira divisão do golfe europeu, realizam torneios regulares com prémios de 30 mil euros cada um.
Para além de Portugal, há jogadores esta semana no Amendoeira Golf Resort de França, Itália, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, Alemanha, Bélgica, Mónaco, Chéquia, Finlândia, Suécia, Lituânia, Polónia, Espanha, Andorra, Suíça, Rússia, Turquia, México, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Guatemala, Guadalupe, Austrália, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Uganda.
Os dois vencedores dos torneios anteriores em Portugal vão também jogar esta semana. O inglês Chris Wood venceu em Troia (e vale a pena salientar que trata-se de um jogador que já competiu na Ryder Cup pela Europa) e o italiano Ludovico Addabbo impôs-se na Aroeira, num torneio em que o português Pedro Figueiredo sagrou-se vice-campeão, ficando a 3 pancadas do vencedor.
Entretanto, hoje (segunda-feira) realizou-se o Mena Tour Pro-Am powerd by Rolear entre 15 equipas. Nelson Cavalheiro foi o único profissinal português a competir. Venceu o inglês de 25 anos, Curtis Knipes, com 110 pontos ‘medal net’, associado aos amadores Ion Orbu, Marco Paulo Sequeira e Domingos Quádrio.
O 2.º lugar, com 112 pontos foi para a formação do francês Sebastien Gross (antigo rival de Ricardo Melo Gouveia no Challenge Tour), que foi auxiliado pelos amadores Beatrice Gabriel, Jorge Gabriel e Alexander Amey.
São 100 mil dólares em prémios monetários em jogo. Só o Open de Portugal ofereceu mais em 2025
Espanhol David Puig conquista troféu
Golfista portugus reparte o comando da prova com o espanhol David Puig e o australiano Anthony Quayle
No campo n.º2 da Aroeira do PGA National, todos os seis portugueses passaram o cut
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais