No 12.º lugar entre 132 jogadoras, com 4 pancadas abaixo do Par, é a melhor amadora em campo
Sofia Barroso Sá mostrou que não foi por acaso que recentemente foi top-30 na sua estreia em torneios do Ladies European Tour (LET), a primeira divisão do golfe europeu feminino.
A portuguesa de 21 anos chegou a estar no top-10 do Open da Rep. Checa e terminou a primeira volta empatada no grupo das 12.ª’s classificadas, com 68 pancadas, 4 abaixo do Par do Royal Beroun Golf Club (Par 72), na região checa da Boémia Central.
O Tipsport Czech Ladies Open distribui 300 mil euros em prémios monetários, apresenta 132 jogadoras, entre as quais 15 convidadas, sendo esse o estatuto de Sofia Sá, pois é ainda amadora e não está classificada no ranking mundial de profissionais nem na ordem de mérito do LET.
Um convite conseguido pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG), tendo Sofia Sá viajado à Rep. Checa na companhia do membro da Direção da FPG, Miguel Gaspar, um antigo jogador profissional.
A três vezes campeã nacional amadora esteve em grande plano quando fez quatro birdies numa sequência de cinco buracos, entre o 17 e o 3 (saiu do buraco 10), numa volta em que somou seis birdies e dois bogeys.
Sofia Sá representa a Associação Cultural e Desportiva da Quinta do Lago, mas compete durante parte do ano ao serviço das Horned Frogs da Texas Christian University, nos Estados Unidos.
O seu 30.º lugar (empatada) no Open de Tenerife, há duas semanas, foi a melhor classificação de sempre de uma golfista portuguesa no LET. O seu treinador, José Ferreira, que esteve com ela em Espanha, mas não viajou agora à Rep. Checa, disse hoje a Record acreditar que seja possível lutar por um top-15 esta semana.
Há mais quatro amadoras em competição, para além da portuguesa e a segunda melhor amadora é a checa Veronika Kedronova, no 63.º posto, com 71 (-1).
O Tipsport Czech Ladies Open é liderado pela indiana Amandeep Drall, que efetuou a sua melhor volta de sempre no LET, de 64 pancadas, 8 abaixo do Par, sendo perseguida pelas inglesas Lianna Bailey e Florentyna Parker, ambas com 65 (-7).
Drall está a jogar apenas pela segunda vez esta época no LET devido a complicações com o seu visto e tinha falhado o cut na Bélgica antes de vir para a Rep. Checa.
Parker, três vezes campeã no LET, celebrou neste dia o seu 36.º aniversário, enquanto Bailey também registou o seu melhor resultado de sempre no LET, embora seja uma jogadora que compita mais no LETAS (segunda divisão europeia).
Golfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo