No Open da Rep. Checa foi a primeira portuguesa a passar dois cuts numa mesma época no LET
Sofia Barroso Sá tornou-se hoje (Sábado) na primeira portuguesa a passar por duas vezes o cut numa mesma época do Ladies European Tour (LET), a primeira divisão do golfe europeu feminino.
Duas semanas depois de tê-lo feito na sua estreia no LET, no Open de Tenerife, onde terminou no 30.º lugar (+2), repetiu hoje a dose logo na sua segunda participação em provas deste nível, no Open da Rep. Checa.
A portuguesa de 21 anos tinha terminado ontem (sexta-feira) a primeira volta empatada no grupo das 12.ª’s classificadas, com 68 pancadas, 4 abaixo do Par do Royal Beroun Golf Club (Par 72), na Boémia.
Hoje as coisas não correram tão bem, mas, mesmo assim, conseguiu um resultado positivo de 72 pancadas, igualando o Par do campo. Uma segunda volta em que fez 4 birdies e 4 bogeys.
Em Tenerife, Sofia Sá fora a quinta portuguesa a passar o cut em torneios do LET, depois de Carolina Catanho (amadora), Mónia Bernardo (profissional), Susana Ribeiro (profissional) e Inês Belchior (amadora).
Entre as 132 participantes do Open da Rep. Checa, 71 apuraram-se para a última volta de amanhã (Domingo) e Sofia Sá fê-lo à vontade, integrando o grupo das 50.ª’s classificadas com 140 pancadas, 4 abaixo do Par. Houve outras 10 jogadoras com esse resultado, e ainda mais 11 atletas que seguiram em frente com um resultado pior de 141 (-3).
Se ontem a jogadora de Belmonte era a melhor das cinco amadoras em competição, hoje foi superada pela checa Natalie Saint Germain, que está empatada no 23.º lugar com 137 (-7), após voltas de 72 e 65. Foram as únicas amadoras a passarem o cut.
Sofia Sá representa a Associação Cultural e Desportiva da Quinta do Lago, mas compete durante parte do ano ao serviço das Horned Frogs da Texas Christian University, nos Estados Unidos.
O Tipsport Czech Ladies Open distribui 300 mil euros em prémios monetários, conta para o ranking mundial de profissionais, o ranking olímpico e a ordem de mérito do LET, bem como para o ranking mundial amador, aquele que interessa a Sofia Sá, a única portuguesa a ter alguma vez entrado no top-150.
O torneio é liderado pela suíça Kim Metraux, com 131 pancadas, 13 abaixo do Par, após voltas de 68 e 63.
“Foi a minha volta mais baixa de sempre. Foi um daqueles dias em que tudo correu mesmo muito bem. Não falhei qualquer shot ou qualquer putt. Criei muitas oportunidades e converti a maioria delas”, disse a helvética que persegue um primeiro título no LET. Kim Metraux referia-se à sua segunda volta de hoje de 63 (-9).
A rookie inglesa Esme Hamilton segue no 2.º lugar, a apenas 1 pancada da líder, com 132 (66+66), -12.
Golfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam