No Pro-Am do Charl Schwab Challenge, no Texas
Foi um dia de orgulho para Sofia Sá e, porque não dizê-lo também, para o golfe nacional português, quando, esta quarta-feira, fez parte do ‘featured group’ do Pro-Am do Charl Schwab Challenge, no Colonial Country Club, em Forth Worth, no Texas.
Sofia Sá – amadora de 21 anos, a melhor atleta do golfe português feminino – teve honras máximas ao jogar com Rick Wurster, presidente e CEO da Charl Schwab Corporation, ‘title sponsor’ do torneio desde 2019; Chris Collins, presidente do Colonial; e Kip Adams, Chairman do torneio; e com os profissionais Scottie Scheffler e Davis Riley – todos americanos.
Nos seus primeiros nove buracos, do 1 ao 9, Sofia Sá e companhia tiveram Davis Riley como líder profissional. É o campeão em título do Charl Schwab Challenge e foi um dos três vice-campeões no passado domingo no PGA Championship, o segundo ‘Major’ do ano, no Quail Hollow Club, em Charlotte, na Carolina do Norte.
Os segundos nove buracos de Sofia Sá foram com Scottie Scheffler, n.º 1 mundial há mais dois anos (105 semanas consecutivas) e recém-vencedor do PGA Championship, naquela que foi a sua segunda vitória consecutiva em 2025, a juntar à de há duas semanas, a jogar em casa, na CJ Cup Byron Nelson, em Dallas.
Sofia Sá também jogou este Pro-Am em casa, já que o Colonial é o lugar de treino mais frequente da vizinha equipa de golfe feminina das Frogs, da Texas Christian University, da qual a portuguesa faz parte, agora findo o seu ano de júnior, com ambições de seguir uma carreira profissional ao mais alto nível.
Conta Sofia Sá sobre o Pro-Am: “Quando acabei o buraco 9 e estava a tirar fotos com o Davis, não consegui deixar de reparar na enchente de pessoas à volta do tee do 10 a gritar por Scottie Scheffler. Foi quando disse para mim mesma: ‘Ok isto é real e vai mesmo acontecer’”.
“Ele foi muito bem-falante e esteve sempre a mandar piadas”, continua, "mas notou-se bastante que está exausto da semana passada; o ter-se disponibilizado ainda assim para participar no Pro-Am foi muito simpático da parte dele.”
E que tal foi o jogo? “Ele não jogou assim tão bem, eu só fiz um birdie, e foi engraçada a reação dele quando isso aconteceu; ele desabafou "finalmente” e deu uma gargalhada. Mas tem um power incrível – nem era preciso ver a bola, só o som era absurdo.”
Em relação a Davis Riley, Sofia diz que está a jogar muito bem: “A quantidade de bolas que ele deixou dentro de 4 metros para birdie foi absurda. Foi divertido, porque, apesar disso, ele não estava a meter os putts, e eu estava, como que o compensando. Com o Davis fiz dois birdies.”
O Pro-Am jogou-se na à melhor bola, com a equipa vencedora a marcar 17 abaixo do Par e a de Sofia -10.
Dotado com 9,5 milhões de euros em prémios, o Charl Schwab Challenge remonta a 1946, sempre jogado no Colonial, o que faz deste o palco mais antigo no PGA Tour de forma ininterrupta. Tem uma ligação forte ao lendário Ben Hogan (1912-1997), que aqui venceu por cinco vezes.
Golfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo