Torneio decorre no Aroeira Pines Classic, em Almada
Pedro Lencart iniciou da melhor forma a defesa do título no Campeonato Nacional Absoluto Hyundai, liderando na prova masculina (118 participantes) após a primeira de quatro voltas no Aroeira Pines Classic (Par 72), em Almada. Susana Ribeiro está na frente da prova feminina (21 concorrentes).
O profissional Pedro Lencart, vindo de uma vitória no passado sábado no Open XiraGolfe, manteve o jogo em alta rotação para uma primeira volta de 68 (-4), que lhe deu o comando inaugural com duas pancadas de vantagem sobre o profissional Tiago Cruz e os amadores João Miguel Pereira (Aroeira) e Pedro Silva (Miramar), que marcaram 70 (-2).
"Foi uma boa volta, uma volta sólida, apesar de ser num campo diferente do da semana passada [no Open XiraGolfe, jogado Ribagolf Lakes, em Benavente]", disse Lencart, que fez 6 'birdies' contra 2 'bogeys'.
"O campo está em boas condições, os 'greens' estão bons, os 'fairways', tudo. Lá mais para o fim da manhã apanhámos mais vento, o que dificultou um pouco as coisas, tanto mais que, com muitas árvores, a leitura do vento se tornava mais difícil", acrescentou o líder.
Há mais dois amadores de Miramar, além de Pedro Silva, no top-5: João Iglésias e Tomás Araújo, empatados no quinto lugar com o profissional João Girão , num trio que, com 71 (-1), completa o lote de sete jogadores que bateram o Par 72.
O profissional Nuno Campino e amador Vasco Alves (Oporto), com 72, igualaram o Par, partilhando o oitavo posto.
Susana Ribeiro primeira entre Senhoras
A profissional Susana Ribeiro entrou com o pé direito na prova feminina. Com uma primeira volta de 70 (-2), lidera com a vantagem mínima sobre Leonor Medeiros, da Quinta do Perú, que fez 71 (-1) para ser vice-líder na geral e primeira na categoria para amadoras.
"Foi bom, estou contente, o dia estava difícil, com muito vento, e com rajadas, o que não é habitual aqui", disse Susana Ribeiro. "Jogar abaixo do par é sempre bom, principalmente no primeiro dia, é sempre um bom ‘boost’ para o resto da prova."
A ex-campeã nacional amadora e profissional não começou bem, fez 'bogeys' nos buracos 2 e 5 e o resto tudo pares, até ao 10. No entanto, entre o 11 e o 16, assinou uma série fantástica de 4 'birdies' em seis buracos, e depois finalizou com par-par.
"Não comecei da melhor forma, estava a falhar os greens e depois no 'putting'. Mas depois na segunda volta comecei a ficar mais à vontade em todos os capítulos. Ajudou ser um campo que conheço bem, treino aqui quase todas as semanas."
A amadora Luciana Reis, do CG Miramar, é terceira com 73 (+1), seguida da campeã nacional absoluta em título, a amadora Sofia Sá, da Associação Quinta do Lago, a qual marcou 74 (+2).
A profissional Leonor Bessa, campeã máxima na edição inaugural deste "Absoluto" com profissionais, em 2020, é quinta com 75 (+3).
As amadoras Beatriz Themudo (Orizonte) e Inês Belchior (Quinta do Peru) são sextas com 76 (+4).
Autor: Rodrigo Cordoeiro/FPG
Golfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam