Vasco Alves teve um putt de 12 metros no último buraco do circuito para ser ele o vencedor do circuito profissional de golfe em Portugal. O Tour regressa em 2026
Tomás Melo Gouveia foi este domingo anunciado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal como o vencedor do Timestamp Golf Tour de 2025.
O português de 31 anos terminou a época como o n.º1 do Ranking do Timestamp Golf Tour, o circuito profissional de golfe, sancionado pelas duas entidades (FPG e PGA Portugal), após seis torneios disputados.
O n.º2 do ranking foi Vasco Alves, que teve um putt de 12 metros no último buraco do circuito para ser ele o n.º1 e também o campeão da Timestamp Golf Tour Final By PGA National. O 2.º lugar na Aroeira só lhe permitiu terminar 2025 como o n.º2 do circuito.
Numa época em que, ao longo das seis provas, participaram nove dos dez primeiros portugueses no ranking mundial de golfe (o único ausente foi Stephen Ferreira, que reside no Zimbabué), Tomás Melo Gouveia foi o único a conquistar dois títulos.
O profissional do ACP Goolfe venceu logo o torneio de abertura, o Montebelo Golf Classic (no concelho de Viseu), ao derrotar no play-off Pedro Lencart. Depois, repetiu a dose, de novo uma ‘morte súbita’ em que superou o credenciado Pedro Figueiredo, no Lisbon Masters (concelho de Sintra).
Nos outros torneios, foi 3.º no VI Solverde Players Championship (Espinho), 3.º no Campeonato Nacional de Profissionais (em Troia, concelho de Grândola), não jogou o 42.º Open Pro-Am do Clube de Golfe da Ilha Terceira, e 4.º na Timestamp Golf Tour Final by PGA National (na Aroeira, em Almada).
"Foi uma época no circuito muito positiva. Ganhei dois torneios, estive quase sempre na corrida para a vitória, a exceção foi este último torneio, fui o jogar com mais títulos e acabar o circuito como vencedor foi ainda melhor. Ganhar um ranking é sempre bom, seja onde for e motiva-me. Este circuito foi muito bom para os profissionais terem competição", disse Tomás Melo Gouveia.
Embora já esteja em plena pré-temporada para o HotelPlanner Tour de 2026 (a segunda divisão europeia), o algarvio conta ainda competir nas próximas duas semanas em dois torneios do Mena Tour (circuito profissional do Médio Oriente) no Aroeira-2 e no O’Connor Course do Amendoeira Golf Resort. E depois, em janeiro e fevereiro em torneios do PT Tour (o circuito internacional no Algarve), cuja final será na Aroeira.
Tomás Melo Gouveia referiu a importância que o Timestamp Golf Tour teve para os profissionais portugueses e, na cerimónia de entrega de prémios do último torneio de 2025 foi assegurada a continuidade do circuito em 2026.
Sendo uma primeira experiência de coorganização de um circuito entre a FPG e a PGA Portugal, é chegada a hora do balanço deste primeiro ano e, na Aroeira, estiveram dois membros das Direções da FPG e da PGA Portugal.
Alexandre Abreu (PGA Portugal): "Foi o primeiro ano em que começámos a trabalhar em conjunto e tivemos um circuito espetacular, com muitos torneios, competitivo, com os melhores jogadores a nível nacional. A Timestamp teve um papel fundamental, não só por ser o patrocinador principal, mas por ter-nos ajudado imenso neste trabalho. E queremos continuar a fazer este caminho com a FPG, porque é o caminho certo".
Miguel Gaspar (FPG): "O balanço é muito positivo. Os profissionais estavam a jogar no Circuito Aquapor e o que sentimos é que deveríamos elevar o nível dos amadores para irem ter com os profissionais e não o contrário, de os profissionais descerem ao circuito amador. Lançámos esta ideia com o parceiro Timestamp, uma empresa que está a crescer muito, e o que senti é que foi importante para a FPG, a PGA e a Timestamp crescerem em conjunto e foi um sucesso. A Timestamp está muito contente com esta parceria e para o ano vamos manter o circuito e tenho a certeza de que vai crescer".
Vasco Alves teve um putt de 12 metros no último buraco do circuito para ser ele o vencedor do circuito profissional de golfe em Portugal. O Tour regressa em 2026
No campo n.º2 da Aroeira, o jogador do Pro Golf Tour germânico fez a melhor volta do torneio e saltou do 5.º para o 1.º lugar, deixando Vasco Alves a 1 pancada
No campo n.º2 da Aroeira, o profisisonal do Oporto Golf Club lidera e abre hipóteses a superar Tomás Melo Gouveia no topo da hierarquia
No campo n.º2 da Aroeira, o campeão nacional de 2012 superou por 1 pancada o n.º1 português, Ricardo Melo Gouveia, que jogou ao lado do piloto António Felix da Costa
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão