No campo n.º2 da Aroeira, o profisisonal do Oporto Golf Club lidera e abre hipóteses a superar Tomás Melo Gouveia no topo da hierarquia
Vasco Alves está declaradamente ao ataque para terminar a temporada como o n.º1 do ranking do Timestamp Golf Tour e hoje (sexta-feira) assumiu o comando da Timestamp Golf Tour Final by PGA National, o sexto e último torneio de 2025 do circuito nacional de profissionais, sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal.
No campo n.º2 do PGA National Aroeira, o português de 25 anos fez 70 pancadas, 2 abaixo do Par, num dia com frio matinal, vento de Norte e um percurso comprido, mesmo com algumas saídas avançadas.
O profissional do Oporto Golf Club, que há dias garantiu o acesso ao Alps Tour (uma terceira divisão europeia) em 2026, tem o comando preso pela margem mínima de 1 pancada.
O 2.º lugar, com 71 pancadas, 1 abaixo do Par, é partilhado por Ricardo Melo Gouveia (da Quinta do Lago), Nuno Campino (a jogar em casa, na “sua” Aroeira) e o amador de 17 anos, João Maria Ivo de Carvalho (Clube de Golfe de Vilamoura). Foi apenas o segundo torneio deste jovem amador no Timestamp Golf Tour, depois do Lisbon Masters e esta foi a sua melhor volta, a única abaixo do Par.
Tomás Melo Gouveia ocupa apenas o 10.º (+4) lugar empatado. O jogador do HotelPlanner Tour, a segunda divisão europeia, é o n.º1 do ranking do Timestamp Golf Tour de 2025, sendo o único a vencer dois torneios este ano, no Montebelo Golf Classic (em Viseu) e no Lisbon Masters (em Sintra). Mas após esta primeira volta ficou com o seu n.º1 em risco.
De acordo com Rui Morris, o presidente da PGA Portugal, «Tomás Melo Gouveia garante que será o n.º1 de 2025 se ficar entre os três primeiros classificados. Contudo, se ficar fora do top-3, abre a porta a Vasco Alves, que subirá ao 1.º lugar se vencer o torneio». Se o torneio terminasse agora, Vasco Alves seria o novo n.º1.
"É difícil, claro (ser n.º1), até porque não controlo o jogo do Tomás, mas não quero pensar nisso. Vou tentar fazer amanhã mais uma volta muito consistente e é esse o meu objetivo", disse o jogador que vai na frente, graças a 3 birdies e apenas 1 bogey.
"Já não jogava aqui há oito anos e o campo, apesar de já não ter tantas árvores como antes, se bem me recordo, é sempre um campo muito desafiante. A pancada de saída é muito importante, porque os fairways são estreitos e não é um campo curto, de todo. Apanhámos algum vento contra em buracos difíceis, como é o caso do buraco 13, o antigo buraco 1. E alguns buracos com este vento ficam mesmo muito compridos. Acho que 2 abaixo do Par é um resultado justo para o que joguei hoje", avaliou o vice-campeão no VI Solverde Players Championship (em Espinho) e no 42.º Open Pro-Am da Ilha Terceira.
Quem olhar para a classificação oficial, após a primeira volta da Timestamp Golf Tour Final by PGA National, já não verá no 2.º lugar o nome de Ricardo Melo Gouveia.
O n.º1 português no ranking mundial viaja amanhã (Sábado) para a Austrália, para dois torneios do DP World Tour, e iniciar a época de 2026 na primeira divisão europeia.
Ricardo Melo Gouveia fez questão de apoiar o Timestamp Golf Tour e quis jogar ontem o Pro-Am (onde foi 2.º) e hoje a primeira volta.
"Queria ganhar um bocadinho de ritmo de jogo antes de ir para a Austrália. Infelizmente não posso jogar amanhã, mas pedi ao presidente da PGA Portugal, Rui Morris, para jogar, mesmo não contando. Acabei por fazer 1 abaixo com condições que não são fáceis e foi positivo".
Ricardo Melo Gouveia tem sido também importante na divulgação do Timestamp Golf Tour junto de figuras da sociedade portuguesa.
Em Troia venceu o Pro-Am do Campeonato Nacional ao lado do ator Lourenço Ortigão. Desta feita foi 2.º no Pro-Am ao lado de craques do desporto como o surfista ‘Kikas’ Frederico Morais, o skateboarder olímpico Gustavo Ribeiro, e o piloto de automobilismo da Fórmula E António Felix da Costa.
A segunda e última volta da Timestamp Golf Tour Final by PGA National começa amanhã (Sábado), às 8h10, com o último grupo a arrancar às 9h50.
No campo n.º2 da Aroeira, o profisisonal do Oporto Golf Club lidera e abre hipóteses a superar Tomás Melo Gouveia no topo da hierarquia
No campo n.º2 da Aroeira, o campeão nacional de 2012 superou por 1 pancada o n.º1 português, Ricardo Melo Gouveia, que jogou ao lado do piloto António Felix da Costa
Com apenas 16 anos, a jovem golfista é a n.º1 amadora portuguesa, ao vencer o Ranking Nacional BPI de 2025
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair