Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
No campo n.º2 da Aroeira, o profisisonal do Oporto Golf Club lidera e abre hipóteses a superar Tomás Melo Gouveia no topo da hierarquia
Seguir Autor:
Vasco Alves está declaradamente ao ataque para terminar a temporada como o n.º1 do ranking do Timestamp Golf Tour e hoje (sexta-feira) assumiu o comando da Timestamp Golf Tour Final by PGA National, o sexto e último torneio de 2025 do circuito nacional de profissionais, sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal.
No campo n.º2 do PGA National Aroeira, o português de 25 anos fez 70 pancadas, 2 abaixo do Par, num dia com frio matinal, vento de Norte e um percurso comprido, mesmo com algumas saídas avançadas.
O profissional do Oporto Golf Club, que há dias garantiu o acesso ao Alps Tour (uma terceira divisão europeia) em 2026, tem o comando preso pela margem mínima de 1 pancada.
O 2.º lugar, com 71 pancadas, 1 abaixo do Par, é partilhado por Ricardo Melo Gouveia (da Quinta do Lago), Nuno Campino (a jogar em casa, na “sua” Aroeira) e o amador de 17 anos, João Maria Ivo de Carvalho (Clube de Golfe de Vilamoura). Foi apenas o segundo torneio deste jovem amador no Timestamp Golf Tour, depois do Lisbon Masters e esta foi a sua melhor volta, a única abaixo do Par.
Tomás Melo Gouveia ocupa apenas o 10.º (+4) lugar empatado. O jogador do HotelPlanner Tour, a segunda divisão europeia, é o n.º1 do ranking do Timestamp Golf Tour de 2025, sendo o único a vencer dois torneios este ano, no Montebelo Golf Classic (em Viseu) e no Lisbon Masters (em Sintra). Mas após esta primeira volta ficou com o seu n.º1 em risco.
De acordo com Rui Morris, o presidente da PGA Portugal, «Tomás Melo Gouveia garante que será o n.º1 de 2025 se ficar entre os três primeiros classificados. Contudo, se ficar fora do top-3, abre a porta a Vasco Alves, que subirá ao 1.º lugar se vencer o torneio». Se o torneio terminasse agora, Vasco Alves seria o novo n.º1.
"É difícil, claro (ser n.º1), até porque não controlo o jogo do Tomás, mas não quero pensar nisso. Vou tentar fazer amanhã mais uma volta muito consistente e é esse o meu objetivo", disse o jogador que vai na frente, graças a 3 birdies e apenas 1 bogey.
"Já não jogava aqui há oito anos e o campo, apesar de já não ter tantas árvores como antes, se bem me recordo, é sempre um campo muito desafiante. A pancada de saída é muito importante, porque os fairways são estreitos e não é um campo curto, de todo. Apanhámos algum vento contra em buracos difíceis, como é o caso do buraco 13, o antigo buraco 1. E alguns buracos com este vento ficam mesmo muito compridos. Acho que 2 abaixo do Par é um resultado justo para o que joguei hoje", avaliou o vice-campeão no VI Solverde Players Championship (em Espinho) e no 42.º Open Pro-Am da Ilha Terceira.
Quem olhar para a classificação oficial, após a primeira volta da Timestamp Golf Tour Final by PGA National, já não verá no 2.º lugar o nome de Ricardo Melo Gouveia.
O n.º1 português no ranking mundial viaja amanhã (Sábado) para a Austrália, para dois torneios do DP World Tour, e iniciar a época de 2026 na primeira divisão europeia.
Ricardo Melo Gouveia fez questão de apoiar o Timestamp Golf Tour e quis jogar ontem o Pro-Am (onde foi 2.º) e hoje a primeira volta.
"Queria ganhar um bocadinho de ritmo de jogo antes de ir para a Austrália. Infelizmente não posso jogar amanhã, mas pedi ao presidente da PGA Portugal, Rui Morris, para jogar, mesmo não contando. Acabei por fazer 1 abaixo com condições que não são fáceis e foi positivo".
Ricardo Melo Gouveia tem sido também importante na divulgação do Timestamp Golf Tour junto de figuras da sociedade portuguesa.
Em Troia venceu o Pro-Am do Campeonato Nacional ao lado do ator Lourenço Ortigão. Desta feita foi 2.º no Pro-Am ao lado de craques do desporto como o surfista ‘Kikas’ Frederico Morais, o skateboarder olímpico Gustavo Ribeiro, e o piloto de automobilismo da Fórmula E António Felix da Costa.
A segunda e última volta da Timestamp Golf Tour Final by PGA National começa amanhã (Sábado), às 8h10, com o último grupo a arrancar às 9h50.
Golfista português realizou novamente um percurso de 69 pancadas, três pancadas abaixo do par
Golfista luso em destaque
Dia de emoções mistas para os portugueses na prova
Já Daniel Rodrigues é 108.º classificado
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Parceria leva marca a ser a Recovery Partner das Seleções Nacionais até final do ano