Espanhol Pedro Gallegos foi o campeão; Diogo Dalot esteve com os jogadores
Dois portugueses, Martim Pinto Johansson e João Maria Ivo de Carvalho, ambos do Clube de Golfe de Vilamoura, ocuparam a 2.ª e a 3.ª posições no 13.º World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort, no concelho de Silves. O tradicional torneio internacional juvenil de golfe do verão algarvio foi conquistado pelo espanhol Pedro Gallegos Marsal, um jogador que este ano destacou-se no Open da Finlândia de sub-21, onde alcançou um bom 19.º lugar.
O mais antigo torneio juvenil português a atribuir pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe recebeu a visita do jogador profissional de futebol, da seleção de Portugal, Diogo Dalot, que confraternizou com os jovens praticantes de golfe.
O torneio atraiu 33 jogadores de nove países e foi sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pelo R&A, a entidade organizadora do The Open Championship, o quarto torneio do Grand Slam do ano.
O melhor português desta 13.ª edição, uma organização do Clube de Golfe Amendoeira, foi Martim Pinto Johanson, de apenas 14 anos, concluídos no passado mês de maio. Martim Pinto Johanson obteve o 2.º lugar na prova principal, a que agregou os sub-16 aos sub-18, sendo este o torneio que atribuiu pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe. O atleta do Clube de Golfe de Vilamoura é o atual n.º1 do Ranking Drive Tour de sub-14 (a hierarquia da FPG para o golfe juvenil), mas quis jogar no escalão principal e poderá amealhar pontos para o Ranking Mundial Amador.
Martim Pinto Johanson, que este ano ganhou três dos quatro torneios de sub-14 do Drive Tour da FPG, sagrou-se vice-campeão do World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort com 222 pancadas, 6 acima do Par do sempre difícil Faldo Course (campo desenhado pelo antigo n.º1 mundial Nick Faldo), após voltas de 76, 73 e 73. "Apesar de achar que poderia ter feito melhor, a última volta trouxe o meu melhor dia no putt. Neste torneio, a melhor parte do meu jogo foram as saídas. A pior parte talvez tenha sido o chiping. Já o putt esteve mais ou menos", disse o jogador, filho de uma portuguesa e de um dinamarquês, que ficou a 4 pancadas do campeão.
O 13.º World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort foi conquistado pelo espanhol Pedro Gallegos Marsal, de 17 anos, jogador do Club de Golf Jarma Race, que totalizou 218 (68+74+76), +2. A boa primeira volta valeu-lhe o triunfo, sucedendo na lista de campeões ao português João Crasi Alves, de Vilamoura, que este ano terminou no 6.º lugar (+22). "Ter feito o pior resultado no último dia foi uma consequência da pressão da vitória. É verdade que nos dois últimos dias não bati bem na bola, mas ‘patei’ bem e o primeiro dia, em 68, foi mesmo bom", disse Pedro Gallegos, após a sua primeira vitória do ano.
O 3.º lugar pertenceu a outro português, João Maria Ivo de Carvalho, que, no ano passado, fora o vice-campeão. O ainda jogador de sub-16 – n.º3 no Ranking Drive Tour/FPG deste escalão etário – somou 223 (70+76+77), +7. O atleta de Vilamoura procurava o seu segundo troféu da época depois de ter sido o melhor na prova de sub-16 do 1.º Torneio do Drive Tour. "É um torneio diferente dos outros, porque aqui jogo com competidores de outros países e porque é uma competição de três dias e não de apenas dois", disse o mais velho dos imãos Ivo de Carvalho, um dos jogadores que mais edições da prova disputou ao longo dos anos, tendo atuado em todas as faixas etárias.
O escalão de sub-16 e sub-18 contou com 14 jogadores de nove países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Noruega, Bélgica, Filipinas, Chile e Reino Unido. Portugal venceu os torneios de sub-10 e de sub-12, respetivamente com Tomás Rente e Ricardo Castro Ferreira. Tomás Rente, do Citynorte, agregou 111 pontos ‘stableford’, 3 abaixo do Par, após voltas de 36, 38 e 37. A 11 pontos de distância ficou Salvador Ivo de Carvalho, o popular ‘Sasá’, que totalizou 100 (35+31+34), +8.
Ricardo Castro Ferreira era o grande favorito nos sub-10. No ano passado, com apenas 8 anos, fora vice-campeão (e vencedor na classificação ‘net’, menos importante), mas este ano chegou a Alcantarilha com o estatuto reforçado pela recente vitória no torneio de sub-9 do Irish Open do US Kids Golf. O jogador do Club de Golf do Estoril, filho do antigo campeão nacional amador Stéphane Castro Ferreira, somou 58 pontos, 4 abaixo do Par do O’Connor Course, entregando cartões de 18, 21 e 19. O britânico Joe Short, que representa Vila Sol, foi o 2.º classificado com 41 (13+13+15), +15.
No torneio de sub-14 o vencedor foi o britânico Brooks Barker, com 227 pancadas (71+79+77), +11, menos 9 do que o português de pais estrangeiros Ethan Prybis Orton (80+77+79). Brooks Barker representa Vilamoura. Por seu lado, Ethan Prybis Orton – um português de ascendência francesa e australiana – joga por Vila Sol e no ano passado já tinha sido vice-campeão, mas nos sub-12.
O Amendoeira World Kids Golf é um torneio misto e registou-se a participação de três jogadoras.
Entretanto, nas menos importantes classificações ‘net’, os vencedores foram os seguintes: Joe Short (Reino Unido) nos sub-10, José Silva (Portugal) nos sub-12, Santiago Lázaro (Portugal) nos sub-14 e Gregoire Kriszbaum (França) em sub-16/Sub-18.
João Fernandes, diretor geral do Amendoeira Golf Resort, declarou na cedrimónia de entrega de prémios: «Obrigado à Câmara Municipal de Silves e ao IPDJ que desde o primeiro ano tem-se associado à iniciativa. Esta foi uma organização exemplar. Depois daquele período da COVID19, temos vindo a recuperar a dinâmica desta iniciativa e para o ano queremos ter o dobro dos participantes».
Em 2025 o 14.º World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort está marcado de 22 a 25 de julho.
Terminou a prova do Challenge Tour no 21.º lugar
Português entregou um cartão com 70 pancadas na quarta e última volta
Pedro Figueiredo, Daniel Rodrigues, Tomás Bessa e Vasco Alves procuram melhores resultados no torneio português
Escocês David Law lidera o torneio português com um agregado de 200 pancadas, 13 abaixo do Par do campo
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos