A Taça Continental de hóquei em patins, que conta com o Sporting e que tinha sido anulada por falta de candidatos a receber a competição, vai realizar-se após o Lérida assumir a organização.
"Foi apresentada pelo Clube Esportiu Lleida Llista Blaya uma proposta para a realização desta competição, com outro tipo de final, que consiste em um único jogo entre os campeões das duas competições", informou esta quinta-feira o Comité Europeu de Hóquei em patins.
Assim, a competição decorrerá, excecionalmente, apenas com o campeão europeu Sporting e com o vencedor da Taça WS, o Lérida, em 18 de setembro, em Lérida (18:00 de Lisboa), numa edição diferente das três últimas.
Desde 2017, a competição era disputada em 'final four', que colocava frente a frente os vencedores das duas provas europeias de clubes, a Liga Europeia e a Taça WS, antiga Taça CERS, e as equipas derrotadas nas finais das duas competições.
Um cenário que previa que este ano houvesse uma reedição da Taça Continental de 2019, ganha pelo Sporting, com a presença dos 'leões', do FC Porto, vice-campeão europeu, do Lérida, vencedor da Taça WS, e dos italianos do Sarzana, mas que fica sem efeito.
Entretanto, também esta quinta-feira, a organização do hóquei em patins europeu divulgou o novo modelo para a Liga Europeia, a principal prova de clubes, depois de a Associação Europeia de Clubes (EHCA) ter chegado a inviabilizar a prova, informando que não inscreveria as suas equipas.
Na quarta-feira, a EHCA avançou com a informação de que os clubes decidiram afinal inscrever-se na Liga Europeia, avançando até com um modelo competitivo, ainda que diferente do que foi esta quinta-feira apresentado.
O Comité Europeu informou serem 20 os clubes inscritos, entre os quais Sporting, FC Porto, Óquei Barcelos, Benfica, Oliveirense, Sporting de Tomar e Valongo, e que a competição decorrerá numa primeira fase com quatro grupos de cinco equipas - e não dois de oito como chegou a ser anunciado pela EHCA.
Nessa fase, as equipas jogam de outubro a fevereiro a uma única mão, e as duas mais bem classificadas dos quatro grupos, qualificam-se para uma segunda fase, com dois grupos de quatro equipas, com jogos a uma mão entre março e abril.
Os dois primeiros de cada grupo apuram-se para a 'final four' da competição, que decorrerá em 14 e 15 de maio.
Além das equipas portuguesas, Barcelona, Liceo da Corunha, Reus, CH Caldes, Noia, de Espanha, Lodi, Forte dei Marmi, GHS Trissino e Sarzana, de Itália, Saint Omer, La Vendeenne, US Coutras, de França, e RHC Diessbach, da Suíça, são os outros clubes inscritos.
Por LusaSeleção Nacionjal defronta agora a Itália
Ex-selecionador orientou dragões esta quinta-feira no Dragão Arena
Seleção defronta a Inglaterra nos quatos-de-final
Nuno Lopes disse não reconhecer mérito na vitória de Portugal na final do Europeu de hóquei em patins
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial