Campeonato africano, que apura seleção para o Mundial, decorre em Luanda até domingo
Angola fez história no campeonato africano de hóquei em patins, que decorre em Luanda até domingo, ao golear na sexta-feira o Egito por 30-0 no jogo de abertura da prova, que conta também com a seleção de Moçambique.
O primeiro Campeonato Africano das Nações, que qualifica uma seleção para o "Mundial", que vai decorrer e Barcelona (Espanha) entre 07 e 17 de julho, está a ser disputado apenas por três seleções, face à desistência da África do Sul, que alegou "questões de ordem logística".
O capitão da equipa portuguesa Sporting, João Pinto, foi o melhor marcador do encontro, ao apontar sete golos, num jogo em que os angolanos já venciam por 14-0 ao intervalo.
Esta é a segunda vez que Angola goleia o Egito, depois de, no campeonato do mundo de 2017, em Nanjing (China), ter batido a seleção dos faraós por 24-1.
Hoje, Moçambique e Egito disputam o segundo jogo da competição, para domingo, moçambicanos e angolanos decidirem quem vai ao mundial.
Sexta-feira, no final do encontro, disputado no Pavilhão Multiúsos do Kilamba, em Luanda, e citado pela agência noticiosa angolana Angop, o selecionador angolano, Fernando Falé, admitiu a fragilidade do adversário, mas indicou que a vitória aumentou a confiança dos jogadores no objetivo da conquistar o campeonato africano diante de Moçambique.
Por seu lado, o técnico egípcio, Hesham Mohamed, reconheceu a diferença entre as duas seleções, mas salientou ser "importante" a equipa "ganhar rodagem e experiência" que vai ajudar a formar um conjunto "sólido" para o futuro.
Sem a África do Sul, que desistiu por questões financeiras, a competição apura o primeiro classificado para o Campeonato do Mundo do Grupo A (atualmente designado Elite 8), o segundo para o Campeonato do Mundo do Grupo B (Taça Intercontinental) e o terceiro para a Taça Sollange.
As três provas serão disputadas em simultâneo em espanhola de Barcelona, uma inovação da Federação Internacional de Patinagem, implementada desde a edição de 2017, decorrida na China, onde Angola obteve a sua melhor classificação de sempre, o 5.º lugar.
Edu Castro tem alternado entre os dois guarda-redes: o que dizem os números?
Guardião travou quase tudo frente à ex-equipa e águis acabaram a golear
Triunfo em casa do Bassano por 3-1
Triunfo por 6-1 frente ao OC Barcelos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam