Benfica, Oliveirense, Reus e Barcelona iniciam este sábado a final four da principal prova de clubes
A cidade espanhola de Lleida recebe este sábado e domingo a elite de hóquei em patins do Velho Continente, com a realização da final four da Liga Europeia. Será uma autêntica final ibérica, pois conta com a participação dos espanhóis Reus e Barcelona, bem como com os portugueses Benfica e Oliveirense. As três últimas equipas estiveram na discussão do título da época passada, no Pavilhão da Luz; o Reus ‘substitui’ o Forte dei Marmi.
E é precisamente o Reus o primeiro adversário do Benfica, equipa que defende o título conquistado em 2015/16. Já a Oliveirense, líder campeonato, encontra na meia-final o poderoso Barcelona, clube que venceu esta competição em 21 ocasiões.
Velhos conhecidos
O duelo que opõe Benfica e Reus vai proporcionar um reencontro de velhos conhecidos. Do lado das águias, Guillem Trabal e Jordi Adroher são dois jogadores que já vestiram a camisola da equipa catalã. "Este Reus tem mais qualidade e experiência. Vou ter muita atenção aos dois avançados, Marc Torra e Raul Marin [melhor marcador da equipa], sem esquecer os outros", disse na BTV o guarda-redes Trabal, que esteve no Reus durante nove temporadas.
Jordi Adroher, por seu turno, representou a formação catalã por menos tempo (três anos), mas mesmo assim considera este um encontro muito especial. "É um jogo frente a um clube onde fui muito feliz e onde tenho muitos amigos. Agora, quando se iniciar o jogo, esses sentimentos ficam esquecidos; só penso em ajudar o Benfica a chegar à final e, depois, renovar o título. Estamos confiantes", disse-nos o internacional espanhol do Benfica.
No Reus militam os ex-benfiquistas Marc Torra e Pedro Henriques, guarda-redes internacional português que regressa à Luz na próxima temporada. "Vai ser bom reencontrá-los", acrescentou Jordi Adroher.
O Benfica viaja esta sexta-feira, pelas 10h55, e faz o treino de adaptação às 18h30. Recorde-se que Tiago Rafael é baixa na equipa, por ter sofrido uma luxação no ombro direito, e será rendido pelo jovem sub-20 Gonçalo Pinto
Oliveirense ambiciosa
A formação de Oliveira de Azeméis parte com naturais aspirações nesta competição. Lidera o Nacional da 1ª Divisão e surge em Lleida como vice-campeã europeia (depois de ter perdido a final da época passada, na Luz, por 5-3), não obstante o ‘peso’ do Barcelona. "A Oliveirense sabe que terá pela frente um adversário muito difícil. Uma final four é sempre um momento especial, e se estamos lá é porque também temos capacidade", afiançou, com determinação, Jordi Bargalló.
Na primeira pessoa
"É mais difícil chegar à final do que ser campeão europeu. As quatro equipas partem com as mesmas ambições . O Benfica quer defender o título. Revelam falta de desportivismo as declarações do treinador do Barcelona [Ricardo Muñoz], quando disse que no ano passado não os deixaram ganhar. É revelador do medo que têm desta final four"
Pedro Nunes, treinador do Benfica
"Será especial jogar contra o meu irmão, que está a fazer uma boa época no Barcelona"
Jordi Bargalló, jogador da Oliveirense
"Será muito bonito jogar com o Jordi. Decerto que para o nosso pai vai ser difícil decidir quem vai apoiar..."
Pau Bargalló, jogador do Barcelona
Em causa uma emboscada a cinco adeptos do FC Porto, após um jogo de hóquei em patins entre as duas equipas
Dragões animam-se no Campeonato com o seu 5.º triunfo (5-1)
Jogo da 9.ª jornada do Campeonato Placard
Equipa de Edo Bosch triunfa no João Rocha por 6-3
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'