Hoquista espanhol festejou o campeonato italiano ao serviço do Forte dei Marmi
A longínqua carreira de 27 anos de Pedro Gil chegou ontem ao fim com a conquista de mais um título. O mítico jogador espanhol, campeão em Portugal ao serviço de FC Porto e Sporting, sagrou-se campeão italiano, após o seu Forte dei Marmi vencer (4-1) o Trissino no jogo 5 da final do playoff.
Foi uma despedida emotiva para o craque espanhol, autor de uma assistência. "Foi uma partida especial e estou feliz por ter fechado a minha carreira assim. Saberei como será minha vida sem o hóquei em algumas semanas ou meses, mas espero permanecer neste mundo", disse o internacional no final do encontro.
Relacionadas
O Forte dei Marmi até começou a perder frente à equipa orientada pelo português Tiago Sousa, através de um golo de Jordi Méndez, mas Enric Torner (2), Joan Galbas e Ipiñazar viraram o resultado. A equipa orientada por Alessandro Bertolucci, ex-jogador do OC Barcelos, conquista o quinto campeonato da sua história, o primeiro desde 2019.
Pedro Gil fechou a carreira com 49 troféus conquistados, entre eles seis Mundiais, três Europeus e três Liga dos Campeões, duas delas ao serviço do Sporting. Como explicou em entrevista ao nosso jornal, o futuro ainda não está definido, mas espera continuar ligado ao hóquei. Por agora, a prioridade é a família.
Projeto a desmantelar-se
O Forte dei Marmi junta a conquista do campeonato à Taça de Itália, curiosamente no ano em que o principal investidor, o magnata das sobremesas Attilio Bindi, anunciou o desinvestimento a partir da próxima temporada. O emblema da Toscânia, vencedor da fase regular, vai perder o treinador Alessandro Bertolucci para o Bassano, assim como Joan Galbas (Bassano), Checco Compagno (Lodi) e Elia Cinquini (Viareggio). Francisco Ipiñazar mantém-se no Forte e vê chegar à equipa o irmão Patricio Ipiñazar, proveniente do Montebello.
O técnico festejou o terceiro campeonato consecutivo, após vencer em 2022 e 2023 ao serviço do Trissino. Um regresso a Portugal num futuro próximo entra nos planos de Alessandro Bertolucci que tem uma cláusula no contrato que lhe permite a saída para o melhor campeonato do Mundo.
Com o desinvestimento do Forte dei Marmi, o Trissino volta a assumir-se como o principal candidato à conquista do título na próxima época. O campeão europeu vê sair Diogo Neves (o Murches é uma das equipas interessadas), mas vê chegar Alvarinho proveniente do OC Barcelos, tal como revelou o 'HóqueiPT' em fevereiro.
Edu Castro tem alternado entre os dois guarda-redes: o que dizem os números?
Guardião travou quase tudo frente à ex-equipa e águis acabaram a golear
Triunfo em casa do Bassano por 3-1
Triunfo por 6-1 frente ao OC Barcelos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam