Hoquista espanhol festejou o campeonato italiano ao serviço do Forte dei Marmi
A longínqua carreira de 27 anos de Pedro Gil chegou ontem ao fim com a conquista de mais um título. O mítico jogador espanhol, campeão em Portugal ao serviço de FC Porto e Sporting, sagrou-se campeão italiano, após o seu Forte dei Marmi vencer (4-1) o Trissino no jogo 5 da final do playoff.
Foi uma despedida emotiva para o craque espanhol, autor de uma assistência. "Foi uma partida especial e estou feliz por ter fechado a minha carreira assim. Saberei como será minha vida sem o hóquei em algumas semanas ou meses, mas espero permanecer neste mundo", disse o internacional no final do encontro.
Relacionadas
O Forte dei Marmi até começou a perder frente à equipa orientada pelo português Tiago Sousa, através de um golo de Jordi Méndez, mas Enric Torner (2), Joan Galbas e Ipiñazar viraram o resultado. A equipa orientada por Alessandro Bertolucci, ex-jogador do OC Barcelos, conquista o quinto campeonato da sua história, o primeiro desde 2019.
Pedro Gil fechou a carreira com 49 troféus conquistados, entre eles seis Mundiais, três Europeus e três Liga dos Campeões, duas delas ao serviço do Sporting. Como explicou em entrevista ao nosso jornal, o futuro ainda não está definido, mas espera continuar ligado ao hóquei. Por agora, a prioridade é a família.
Projeto a desmantelar-se
O Forte dei Marmi junta a conquista do campeonato à Taça de Itália, curiosamente no ano em que o principal investidor, o magnata das sobremesas Attilio Bindi, anunciou o desinvestimento a partir da próxima temporada. O emblema da Toscânia, vencedor da fase regular, vai perder o treinador Alessandro Bertolucci para o Bassano, assim como Joan Galbas (Bassano), Checco Compagno (Lodi) e Elia Cinquini (Viareggio). Francisco Ipiñazar mantém-se no Forte e vê chegar à equipa o irmão Patricio Ipiñazar, proveniente do Montebello.
O técnico festejou o terceiro campeonato consecutivo, após vencer em 2022 e 2023 ao serviço do Trissino. Um regresso a Portugal num futuro próximo entra nos planos de Alessandro Bertolucci que tem uma cláusula no contrato que lhe permite a saída para o melhor campeonato do Mundo.
Com o desinvestimento do Forte dei Marmi, o Trissino volta a assumir-se como o principal candidato à conquista do título na próxima época. O campeão europeu vê sair Diogo Neves (o Murches é uma das equipas interessadas), mas vê chegar Alvarinho proveniente do OC Barcelos, tal como revelou o 'HóqueiPT' em fevereiro.
Técnico assumiu a gratidão ao OC Barcelos, mas diz que as finais são para ganhar
Depois do empate (2-2) no final do prolongamento, dragões levaram a melhor nos penáltis (3-0)
Assume comando do Campeonato à condição, pois Benfica tem jogo em atraso com FC Porto
Minhotos bateram Sp. Tomar nas meias-finais
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus