Selecionador chama cinco caras novas para a competição que se realiza de 1 a 6 de setembro
O selecionador nacional de hóquei em patins, Paulo Freitas, divulgou esta segunda-feira os convocados para o Campeonato da Europa, que vai decorrer de 1 a 6 de setembro, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes.
O estreante Rafa Bessa, do Sporting, curiosamente natural de Paredes, é uma das grandes novidades na convocatória, assim como Guga, Miguel Rocha, Luís Querido e Alvarinho, que completam o lote de caras novas nos eleitos em relação ao Mundial de Itália, última grande competição em que Portugal participou. Xavi Cardoso, Girão (terminou carreira), Vieirinha e Gonçalo Pinto são os ausentes em relação à última chamada para o Mundial do ano passado.
Xano Edo (Oliveirense) e Guga (Valongo), Hélder Nunes, Gonçalo Alves, Rafa (FC Porto), Zé Miranda (Benfica), Rafa Bessa (Sporting), Miguel Rocha, Luís Querido (O. Barcelos) e Alvarinho (Hockey Trissino), são os 10 eleitos de Paulo Freitas para a competição.
António Marante (Sp. Tomar), Gonçalo Pinto (Benfica) e Vieirinha (OC Barcelos) ficam "de prevenção" para o caso de ser necessário substituir algum dos 10 convocados.
Paulo Freitas explicou que os selecionados "são opções consubstanciadas no mérito dos atletas demonstrado ao longo da época e do seu contributo para o sucesso dos clubes que representam".
Na conferência de imprensa, que decorreu na Câmara Municipal de Paredes, o selecionador considerou que "o Europeu é uma grande oportunidade" e que "Portugal é candidato", recusando atribuir "favoritismo" à equipa nacional ou às seleções que identifica como as de maior potencial: Espanha, França e Itália a par de Portugal.
Respondendo ao vaticínio do presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, de que "Portugal vai sair de Paredes campeão da Europa", Paulo Freitas disse que "só há um rumo na caminhada: ganhar".
O selecionador acrescentou que as palavras de Luís Sénica "são uma pressão saudável" e recusa que sejam uma exigência que cause algum constrangimento ao seu trabalho.
"Sinto um enorme prazer e uma grande vontade de trabalhar. Há uma grande entusiasmo e queremos criar num curto espaço de tempo uma família forte e unidade", enfatizou.
"Cada um de nós vai ter de trazer a sua melhor versão para este Europeu. Só vontade não chega, porque os adversários também vontade", referiu ainda. Sem vencer um Campeonato da Europa há 9 anos, com a Espanha a revelar hegemonia na modalidade, dado que venceu as últimas três edições, Portugal vai estagiar a partir de 4 de agosto no Luso.
De 26 de agosto até ao fim do Europeu, a Seleção Nacional concentra-se em Paredes. "Paredes é um município amigo do desporto e do hóquei em patins", observou Alexandre Almeida, presidente da CM Paredes também presente na conferência.
Convocados de Portugal para o Euro'2025:
- Guarda-redes: Xano Edo (Oliveirense) e Guga (Valongo).
- Defesa/Médio: Hélder Nunes (FC Porto), Gonçalo Alves (FC Porto), Zé Miranda (Benfica) e Luís Querido (Óquei de Barcelos).
- Avançados: Rafa Bessa (Sporting), Rafa (FC Porto), Miguel Rocha (Óquei de Barcelos) e Alvarinho (Hockey Trissino).
Acompanhe todas as incidências da meia-final do Europeu de hóquei em patins
Gauleses vão em busca de um título inédito após vitória por 9-5!
Selecionador nacional gostou do que viu diante de Andorra
Seleção alcançou a primeira vitória no torneio
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes