_

Telma Monteiro: «Sinto que cumpri o meu dever»

Telma Monteiro: «Sinto que cumpri o meu dever»
• Foto: Reuters

A judoca Telma Monteiro "digere" a medalha de ouro na categoria de -57 kg dos Europeus e Jogos Europeus de Baku com descanso, incentivo aos colegas e a projetar o futuro competitivo, os Mundiais de agosto, no Cazaquistão.

"Agora que ganhei, sinto que cumpri o meu dever. Sinto-me feliz e tranquila, porque fiz aquilo que era um objetivo, que era conquistar o quinto título. Agora vou descansar uns dias e depois voltar aos treinos, já a preparar o Campeonato do Mundo", conta.

PUB

Depois das lágrimas que não conseguiu conter quando tocou o hino português no Azerbaijão, esta sexta-feira é a voz que sofre, no apoio incansável aos judocas que estão a competir.

"A minha parte já está feita e agora quero contribuir de alguma forma para, pelo menos, para dar ânimo para que eles consigam também fazer o melhor deles. Já estou a gastar muito a voz", sorri.

Telma Monteiro carrega a medalha dos Jogos Europeus - deixou guardada a do quinto título de campeã da Europa - até como forma de "passar energia positiva, para ver se corre bem ao resto da comitiva".

PUB

Os tempos disponíveis, para ler e responder às inúmeras mensagens: "É sempre bom sentir que as pessoas acompanharam e que estão contentes com o resultado".

"Sabem a minha maneira de pensar. Sabem que não gosto de perder, que gosto muito de ganhar. Portanto ficam muito contentes", acrescenta, lembrando a sua família.

A líder do ranking mundial assume que costuma festejar com alguma exuberância as suas medalhas e esta tem um sabor especial, pois "foi uma competição muito dura, em que estava em causa o quinto título Europeu e ganhar a uma rival tao grande como a [francesa Automne] Pavia".

PUB

"Tudo isso fez com que fosse especial. E tenho apenas dois meses de treino depois da operação [paragem de quatro meses], por isso chegar aqui e conseguir o quinto título Europeu assim é muito especial", vincou.

Ainda por cima, com o mesmo esforço, conseguiu duas medalhas, uma vez que os Europeus absolutos do judo foram integrados nos Jogos Europeus, que também atribuíram o metal respetivo.

"Não tinha planeado participar nos Jogos Europeus. As coisas proporcionaram-se e ainda bem, porque senão não teria feito o Campeonato da Europa e tive a felicidade e oportunidade de poder fazer as duas competições numa só e assim despachei as duas duma vez", explicou.

PUB

As mazelas físicas ficam para segundo plano - "quinta-feira doía-me muita coisa, mas valeu a pena. Estou dorida, mas contente" - e agora é tempo de arranjar espaço para mais duas medalhas.

"Eu arranjo sempre espaço, nem que tenha de comprar outra casa. Por isso, se for por aí, vou continuar a ganhar medalhas", brincou.

A concluir, uma mensagem de ambição: "É sempre bom lembrar aquilo que ganhámos, mas também aquilo que ainda há para ganhar".

PUB

Portugal soma agora nove medalhas nos Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Telma Monteiro (-57 kg) no judo, Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo).

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Jogos Europeus Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB