Português bateu o estónio Karl Ker por 2-1
O português Bernardo Atilano conseguiu esta terça-feira a primeira vitória em dois encontros no Grupo C do torneio de badminton dos Jogos Europeus, batendo por 2-1 o estónio Karl Kert, em Tarnow.
Atilano chegou à Jaskolka Arena com o seu melhor ranking mundial de sempre, o 83.º, mas na estreia foi surpreendido por um rival de cotação inferior, redimindo-se hoje ao dar a volta às adversidades frente ao 305.º da mesma hierarquia, impondo-se pelos parciais de 15-21, 21-19-21 e 21-12.
Não começou bem o campeão e número um português, já que esteve o primeiro set quase sempre em desvantagem, com um jogo muito irregular ante um adversário mais consistente, que assim fechou em 21-15.
Atilano arrancou muito bem o segundo parcial e esteve a ganhar 11-4, porém permitiu a recuperação para 11-11. Distanciou-se novamente, para 17-12, mas a sua inconsistência consentiu nova aproximação (18-17), embora tenha mantido a vantagem para o definitivo 21-19.
Agora mais confiante e solto, o português estava melhor em todas as ações do encontro e ganhou margem aos 10-6, mantendo um comando confortável (16-11) para sentenciar a partida com um expressivo 21-12.
No primeiro jogo na prova que vale como Campeonato da Europa, Atilano tinha sido surpreendido pelo suíço Tobias Kuenzi, 144.º, por 2-0, pelos parciais de 21-16 e 21-12.
Na quarta-feira, o campeão e número um português vai ter o seu embate mais difícil, ante o francês Toma Popov, terceiro cabeça de série do torneio.
Apenas dois desportistas avançam em cada grupo para os quartos de final, pelo que a derrota ante o helvético pode ter custado o êxito a Atilano em Tarnow, a uma hora de viagem de Cracóvia.
Portugal soma até ao momento nove pódios em Cracóvia2023, nomeadamente três ouros, três pratas e três bronzes, além de outros dois 'metais' já assegurados, no muaythai.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que possui uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Prova realiza-se sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos
Candidatura não prevê a construção de novos equipamentos
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo