Guarda-redes da Seleção Nacional de futebol de praia foi uma das figuras no jogo que deu a medalha de bronze ao nosso país
A guarda-redes capitã da equipa de futebol de praia Jamila Martins, bronze nos Jogos Europeus Cracóvia'2023, será a porta-estandarte da missão portuguesa na cerimónia de encerramento de domingo, anunciou este sábado o Comité Olímpico de Portugal (COP).
Martins, de 35 anos, é natural de Lagos e divide o tempo entre o futebol de 11 e o futebol de praia, que levou ao bronze a partir da baliza, sendo decisiva no jogo pelo terceiro lugar ao defender dois penáltis no desempate por grandes penalidades.
A algarvia sucede à karateca Patrícia Esparteiro, que em Minsk'2019 tinha conseguido o bronze, e à judoca Telma Monteiro, campeã de -57 kg da edição inaugural dos Jogos Europeus, Baku'2015.
"Isto está acima de qualquer coisa. Poder representar o nosso país, termos conseguido ganhar o terceiro lugar, levar a bandeira... é o que qualquer português ambiciona fazer", declarou a jogadora, citada pelo COP.
Na cerimónia de abertura, a honra coube ao canoísta Fernando Pimenta e à mesatenista Fu Yu, e ambos foram ao pódio no evento: Pimenta foi prata em K1 500 metros e Fu Yu, campeã em singulares em Minsk'2019, conquistou o bronze por equipas, ao lado de Jieni Shao, Inês Matos e Matilde Pinto.
A cerimónia de encerramento dos III Jogos Europeus está marcada para as 20h30 locais (19h30 em Lisboa), no Estádio Municipal Henryk Reyman, em Cracóvia, Polónia.
Portugal soma 15 pódios em Cracóvia'2023, com os três ouros, as sete pratas e os cinco bronzes já conquistados.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, incluindo Portugal, que tem uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Prova realiza-se sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos
Candidatura não prevê a construção de novos equipamentos
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal