Portugal foi derrotado em ténis de mesa pela França nos Jogos Europeus
Marcos Freitas assumiu este sábado a "frustração" pela perda da medalha de bronze para a França na competição de equipas de ténis de mesa dos Jogos Europeus, considerando que Portugal esteve perto de contrariar o favoritismo adversário.
"Estamos frustrados, como é obvio. O objetivo era chegar ao pódio. Começámos bem, a ganhar à Roménia nos quartos de final. Nas meias-finais todas as equipas eram muito fortes. Alemanha, França e Suécia lutam pelo primeiro lugar do pódio em Jogos Olímpicos. Sabíamos que ia ser muito difícil. Ontem demos tudo com a Alemanha, mas não correu muito bem. Hoje, voltámos a entregar-nos a 100%" disse, à Lusa.
Relacionadas
Portugal chegou a estar a ganhar por 2-1, após os triunfos de Marcos Freitas e Tiago a Apolónia nos pares e deste último no primeiro desafio de singulares, mas depois perdeu os restantes jogos individuais, cedendo por 3-2.
"Penso que estivemos muito perto de vencer. Tive chances de ganhar o terceiro set e ficar a ganhar 2-1 [no quarto jogo], mas não consegui aproveitar na fase final. Este último jogo do João Geraldes não correu muito bem, mas estava ao alcance dele", analisou.
Marcos Freitas destacou o "esforço, dedicação e empenho" do trio, considerando que, apesar de tudo, "o quarto lugar não é mau": "Queríamos mais, mas não é mau. Conseguimos arrecadar alguns pontos para o ranking mundial".
O atleta madeirense, de 35 anos, deu os "parabéns à França, que jogou muito bem", destacando a sua "equipa jovem e muito forte", na qual se destacam os irmãos Felix e Alexis Lebrun, de 16 e 19 anos, também medalhas de ouro e bronze na competição individual, respetivamente.
"Nós, é continuar a treinar e a evoluir para estarmos bem nas próximas provas de equipas para nos apurarmos para os Jogos Olímpicos", disse, referindo-se aos mundiais de fevereiro, em Busan, na Coreia do Sul, nos quais tudo se decide.
Portugal soma 14 pódios em Cracóvia'2023, com os três ouros, as sete pratas e os quatro bronzes já conquistados.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, incluindo Portugal, com uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Prova realiza-se sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos
Candidatura não prevê a construção de novos equipamentos
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal