Selecionador nacional de futebol de praia lamenta "falta de sorte" nos penáltis com a Suíça, que impediu a defesa do ouro nos Jogos Europeus
O selecionador português de futebol de praia, Mário Narciso, considerou esta sexta-feira que a "falta de sorte" ditou a derrota, no desempate por penáltis (4-3), frente à Suíça, que impediu a defesa do ouro nos Jogos Europeus.
"Não tivemos a sorte do jogo. Tivemos imensas situações para fazer golo. Há dias em que não sabemos como ganhámos... hoje não era o nosso dia. Depois, foi a lotaria dos penáltis. Foi a primeira vez que perdemos na decisão por penáltis. Vamos tentar ganhar o bronze", resumiu.
Portugal esteve a vencer por 4-2, mas permitiu o empate, a 4-4, que se manteve no prolongamento; no desempate por penáltis, Eliton Andrade defendeu o segundo remate e deu uma vantagem que os lusos que, no entanto, desperdiçaram posteriormente dois, por Coimbra e Léo Martins.
"Correu mal. Em 10 anos, foi a primeira vez... e já tivemos muitas discussões através de pontapés de grande penalidade. Há sempre uma primeira vez para tudo. Infelizmente, foi hoje", resignou-se.
Enquanto Portugal rodou, várias vezes, toda a equipa de campo, a Suíça, bem mais limitada de opções, ia substituindo apenas dois atletas, contudo Mário Narciso não encara esse facto como uma vantagem.
"Às vezes, só jogam os bons e nós temos de rodar toda a gente e não estão em campo os melhores. Eles tinham seis jogadores de campo, estão bem preparados fisicamente, rodaram bem a equipa. Parabéns à Suíça. Amanhã [sábado], vamos tentar ganhar o bronze", desabafou.
O selecionador elogiou a forma dos helvéticos jogarem, muito apoiados no jogo de pés do guarda-redes e no bom futebol aéreo da equipa, considerando que os seus pupilos sofreram grande desgaste no primeiro e segundo períodos para "subir e descer" na defesa, para impedir os seus remates.
"Chegou uma altura em que era humanamente impossível. Fizeram um ou dois golos com a bola no guarda-redes...", concluiu.
Campeão em Minsk'2019 e terceiro em Baku'2015, Portugal vai discutir no sábado a medalha de bronze frente ao perdedor do encontro entre a Espanha e a Polónia.
Portugal soma 13 pódios em Cracóvia'2023, nomeadamente três ouros, sete pratas e três bronzes.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que tem uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Prova realiza-se sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos
Candidatura não prevê a construção de novos equipamentos
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma