Portugal foi derrotado por 3-1 diante da Ucrânia na meia-final em Tarnow
A seleção portuguesa feminina de futebol de praia foi esta sexta-feira relegada para a discussão da medalha de bronze nos Jogos Europeus, depois de perder por 3-1 com a Ucrânia na meia-final em Tarnow, Polónia.
Após o feliz triunfo na quinta-feira, por 2-1, sobre a Polónia, consumado no último segundo, e que valeu o primeiro lugar no Grupo A, a formação das quinas não conseguiu bater-se de igual para igual com a Ucrânia, com maior capacidade física e que fez sempre mais para ir à final.
Portugal vai agora discutir a medalha de bronze frente à formação derrotada do embate entre a Polónia e a Espanha.
O primeiro período foi complicado para as lusas, sem capacidade de rematar em bola corrida, limitando-se a incomodar em dois livres diretos, do meio-campo, mas sem resultados.
As ucranianas ameaçaram logo ao terceiro minuto com remate de Yuliia Kostiuk à trave, acabando por marcar no minuto seguinte, com um remate de Iryna Dubytska ao ângulo superior esquerdo, indefensável.
As pupilas de Alan Cavalcanti surgiram um pouco mais atrevidas no segundo período e Cristiana Costa empatou, aos 14, chutando sobre a direita, liberta de marcação.
A partida tinha agora uma toada 'insípida' até que a guarda-redes Jamila Marreiros acertou na trave, um minuto antes de facilitar na defesa e perder a bola, controlada, para o atrevimento de Yuliia Kostiuk, que aproveitou o erro e empurrou para a baliza 'deserta'.
Uma vantagem numérica durante dois minutos foi desaproveitada, com a equipa nacional pouco objetiva nesse período.
As portuguesas não tinham 'pulmão' para fazer mossa e foi mesmo Iryna Vasyliuk quem, aos 28, atirou a bola ao poste.
A cinco minutos do fim, num livre direto em zona frontal, Mariia Tykhonova, com um forte pontapé, fez o 3-1, sentenciando o encontro.
Ainda hoje, a seleção masculina disputa a meia-final com a Suíça.
Portugal soma 13 pódios em Cracóvia'2023, nomeadamente três ouros, sete pratas e três bronzes.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que tem uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Prova realiza-se sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos
Candidatura não prevê a construção de novos equipamentos
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal