A presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, considerou esta 3.ª feira que o desporto se deve manter como "um terreno neutro" e como "um lugar em que os atletas possam competir livremente".
"Devemos centrar-nos na nossa essência. Somos uma organização desportiva. Entendemos a política e sabemos que não estamos sozinhos. Mas o nosso jogo é o desporto. Isso significa manter o desporto como um terreno neutro, um lugar onde todos os atletas possam competir livremente, sem se verem travados pela política ou as divisões dos seus governos", referiu.
A primeira mulher presidente do COI falava na abertura da 145.ª Sessão do organismo, em Milão, que antecede os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina, que se disputam de sexta-feira a 22 de fevereiro.
"Num mundo cada vez mais dividido, este princípio é mais importante do que nunca. É o que permite que os Jogos Olímpicos continuem a ser um lugar de inspiração, onde os atletas do mundo podem reunir-se e mostrar o melhor da nossa humanidade", afirmou.
Este discurso da ex-nadadora zimbabueana surge um dia depois de o presidente da FIFA, Gianni Infantino, ter apelado ao fim do boicote à Rússia, cujos atletas, tal como os bielorrussos, vão competir nos Jogos de Inverno sob bandeira neutra.
No seu discurso, o presidente de Itália, Sergio Mattarella, pediu que se respeite a trégua olímpica durante os Jogos de Inverno e que "a força desarmada do desporto faça calar as armas".
"Os Jogos são um instrumento atrativo no mundo das comunicações globais para invocar a paz e o entendimento mútuo. Devemos ser a paz que queremos ver no mundo, dizia Martin Luther King", acrescentou.
Presidente do COI apela a mais humanidade e a menos divisões
Presidente do COI alerta para a necessidade de revisão de algumas modalidades e categorias
O alentejano sonhava com os Jogos Olímpicos desde criança só conseguiu ter treinador a dois meses de Pequim'22 e faz parte da preparação em pistas de ciclismo no Dubai
Após a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
Parceria leva marca a ser a Recovery Partner das Seleções Nacionais até final do ano