O breakdance fará a sua estreia olímpica em Paris2024, decidiu o Comité Olímpico Internacional (COI), na reunião da sua comissão executiva, que esta segunda-feira teve lugar por videoconferência.
Após a reunião de hoje, Thomas Bach, presidente do COI, revelou também que surf, skateboard e escalada, que entram já no programa para Tóquio, no próximo verão, são reconduzidos para 2024.
A comissão executiva do COI fixou o programa definitivo para Paris2024, juntando estas quatro modalidades "adicionais" às 28 tradicionais, ao mesmo tempo que regulou três princípios basilares - a descida em 600 do número de atletas, para 10.500, os pódios descem de 339 para 329 e a paridade exata entre participantes homens e mulheres (o que acontecerá pela primeira vez na história dos Jogos).
O breakdance ganha a outros dois candidatos, o karaté (que estará em Tóquio em 2021) e o bilhar, confirmando a vontade do COI em modernizar o programa e procurar audiências mais jovens.
Com a escalada, o surf e o skateboard, trata-se de dar espaço a "disciplinas inclusivas, cativantes e que podem ser praticadas fora dos recintos desportivos tradicionais", explicou Thomas Bach.
Para acolher as novas modalidades e fazer descer o total de participantes, o COI teve de alterar o programa das modalidades 'permanentes', nomeadamente com mais provas mistas, que passam de 18 para 22. Isso vai acontecer sobretudo graças à vela.
Por outro lado, atinge-se pela primeira vez a paridade no atletismo, ciclismo e pugilismo.
Antigo piloto e paraciclista sofreu grave acidente de viação no ano passado
Brianna McNeal já esteve suspensa por um ano em 2017
Nadador Klete Keller foi alvo de uma denúncia pelo FBI
Falámos com José Manuel Constantino, presidente do COP
Siga ao minuto tudo o que se passa nos principais campeonatos no que diz respeito a transferências
Extremo do Boca Juniors prevê um final de carreira doloroso
Apesar de ter contrato válido até 2022 com o clube argentino, antigo jogador do Benfica pode rumar a outro destino
Argentino vive momento pessoal complicado mas treinador continua a garantir-lhe a titularidade
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.